A cerveja sem álcool tem ganhado espaço no mercado, mas meu primeiro alerta é: você sabia que no Brasil a regulamentação permite até 0.5% de álcool por volume? Pois é, as cervejas sem álcool podem não ser 100% isentas de álcool. O Inmetro testou voluntários que consumiram 700 ml dessas cervejas e, depois de 15 minutos, o bafômetro não detectou álcool.
No entanto, dependendo da quantidade ingerida e do metabolismo de cada um, o consumo pode sim aparecer no teste do bafômetro. Mas existem benefícios, claro. A versão de cerveja sem álcool é mais leve, tem menos calorias, reduz os riscos de doenças hepáticas e reduz acidentes de trânsito ligados ao álcool. No entanto, os cervejeiros mais exigentes reclamam do sabor e muita gente não gosta.
Além disso, apesar de ser menos calórica, ela ainda contém carboidratos, glúten e pode ter conservantes como qualquer outro industrializado. Concluindo, entre prós e contras, a cerveja sem álcool pode ser uma boa alternativa para quem gosta e quer moderação, mas com algumas ressalvas.