A Orquestra Ouro Preto lançou seu 22º álbum, nesta sexta–feira (21/3), intitulado “Orquestra Ouro Preto: Villa–Lobos, Piazzolla e Mehmari”. O novo disco, liberado nas plataformas digitais de streaming, reúne intepretações de compositores brasileiros e internacionais.
O lançamento do projeto é uma das formas de comemoração dos 25 anos da orquestra. O grupo prepara, ainda, uma adaptação em ópera do livro “Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva. O trabalho será apresentado ao público pela primeira vez na Praia de Copacabana, em junho.
Um dos destaques do novo álbum é a “Bachiana Brasileira nº 9”, do mestre Heitor Villa–Lobos. Na interpretação, o Orquestra Ouro Preto mantém a sofisticação e a identidade da obra original. O disco traz, ainda, o bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla, com a música “Suíte del Ángel”, em arranjos inéditos de José Carli.
Outra atração do projeto é a música “Canções para as Estações”, do pianista, compositor e arranjador André Mehmari. O trabalho ganhou uma criação inédita inspirada nos sonetos atribuídos a Vivaldi em “As Quatro Estações”. A voz da soprano Marília Vargas, por sua vez, confere uma abordagem inovadora e emocionante à interpretação.
Mehmari demonstra alegria por interpretação da orquestra
Para Mehmari, a obra junta a música barroca e a arte da canção, duas de suas grandes paixões. “É uma grande alegria saber que uma composição minha tem um registro tão brilhante e belo, feito com tanta competência artística e técnica pela Orquestra Ouro Preto”, declarou em texto divulgado pela orquestra.
“Acho que essa obra é das mais representativas composições de minha autoria em tempos recentes: ela mostra da maneira mais clara a minha paixão pela música barroca, pela representação dos afetos expressos por palavras em gestos musicais”, contou em texto divulgado pela OOP”.
Ouça “Orquestra Ouro Preto: Villa–Lobos, Piazzolla e Mehmari”:
A Orquestra Ouro Preto ainda tem uma programação extensa pela frente, em comemoração aos seus 25 anos. A Série Domingos Clássicos, que completa uma década de parceria com o Sesc Palladium, será apresentada em Belo Horizonte, neste domingo (23/3). Rufo Herrera sreá homenageado com interpretações de suas obras.
A “Ópera Feliz Ano Velho”, por sua vez, será apresentada em duas récitas no Palácio das Artes após a estreia em Copacabana, no mês de junho. A celebração do jubileu de prata da orquestra já teve uma turnê por países da Europa, com participação do cantor Alceu Valença.
Com Agência Brasil