A empresária Luiza Tarajano disse algo bem importante. Quando você está em um cargo alto, as pessoas passam a falar aquilo que você quer ouvir, mas você só cresce quando ouve o que não quer ouvir. Essa frase fala sobre algo que vale para qualquer pessoa, em qualquer posição.
A importância de escutar com humildade, à medida que subimos profissionalmente, socialmente ou em qualquer outro aspecto, é comum que as vozes ao redor comecem a mudar. Diante de você, as críticas diminuem, os elogios aumentam e a verdade muitas vezes se esconde por conveniência.
Mas o crescimento vem também do desconforto, das opiniões sinceras, das críticas construtivas, das perguntas que nos tiram do eixo.
É ouvindo que não gostamos que enxergamos nossos pontos falhos e descobrimos onde ainda podemos melhorar. Quem só ouve o que agrada fica estagnado. Quem tem coragem de ouvir, o que incomoda evolui. Sei bem que não é fácil, mas é preciso.
E a intenção de quem fala e até mesmo quem fala importa muito. Crescer é aceitar que nem toda verdade soa bem, mas toda escuta verdadeira ensina.
