A especialista em luto Megan Devine diz que quando se perde alguém, um turbilhão de sentimentos simultâneos surge com força. O tempo parece parar, nada parece real, sua mente não consegue deixar de repassar os acontecimentos esperando um resultado diferente.
O mundo comum, o cotidiano que os outros ainda habitam, soa desgastado e cruel. Você não consegue comer ou come sem parar. Você não consegue dormir ou dorme o tempo todo. Cada objeto se torna um símbolo de como a vida era e deixou de ser. Não existe nada que essa perda não alcance. Você ouvirá o tempo todo coisas do tipo: “Fulano não gostaria de te ver triste”. “Tudo acontece por um motivo”.
“Você é forte” ou “você precisa ser forte”, “vai conseguir superar”. “Tudo isso vai te fortalecer” ou “Você é nova, pode arrumar outro companheiro, ter outro filho”. São frases que não ajudam em nada. É importante que o enlutado entenda que aconteceu algo extremamente ruim em sua vida e isso vem carregado de emoções e de reações. Procurar um profissional para ajudar a seguir em frente é fundamental.