A insulina é um dos hormônios mais importantes do corpo, produzida pelo pâncreas. Sua principal função é permitir que a glicose entre nas células e seja usada como energia. Em um cenário de equilíbrio, fica tudo perfeito.
O problema começa quando há excesso de açúcar e carboidrato simples na dieta e o corpo precisa produzir insulina o tempo todo. Essa sobrecarga faz com que as células passem a não responder bem a ela, o que chamamos de resistência à insulina.
Com resistência à insulina, o açúcar não entra nas células e é armazenado em forma de gordura, especialmente na região abdominal.
Além disso, quando a insulina está alta o tempo todo, o corpo não consegue usar gordura como fonte de energia. Com isso, o resultado é que temos mais fome e a queima de gordura fica bloqueada.
Para reduzir a insulina e prevenir todo esse quadro, a primeira coisa é reduzir o consumo de açúcar e carboidrato simples, optar por uma alimentação rica em fibras, proteínas magras, gorduras boas e dar intervalos maiores entre as refeições.