Você confia nos valores de referência dos exames laboratoriais? Pois então, estamos vivendo esse dilema na saúde. Vamos fazer uma reflexão: se uma prova vale de 0 a 10, você concorda que notas que fiquem entre um e nove sejam tratadas da mesma forma?
É exatamente isso que acontece nos exames de sangue. Baseado em que um valor é considerado normal? Eles se baseiam na curva de Gauss, uma curva em formato de sino. O ponto mais alto da curva corresponde ao valor médio e os valores de referência dos exames são baseados na média populacional.
O problema é que uma parcela significativa da população não é saudável. Podemos citar como exemplo a interpretação dos exames de vitamina D, que os valores de referência são baixos, não dá para considerar os valores médios populacionais.
Outro exemplo comum é a ferritina: o valor de referência varia de 30 a 300, mas, abaixo de 70, já causa sintomas como cansaço e queda de cabelo.
Procure um bom médico para interpretar os seus exames de sangue e se quiser saber mais me chame lá no Instagram @patriciaaxernutri ou @radiocdlfm.