O cinema brasileiro segue fazendo história! O país conquistou, pela primeira vez, o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, um dos principais eventos do mundo dedicados ao cinema. Wagner Moura foi quem levou o troféu, neste sábado (24/5), por sua atuação no filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.
E não parou por aí! Kleber Mendonça Filho também levou para casa o prêmio de Melhor Diretor. Essa é a segunda vez que o cineasta recebe uma premiação no festival. O filme também conquistou o Prêmio da Crítica, categoria criada por especialistas em cinema de forma paralela, totalizando três troféus em Cannes.
Na cerimônia de premiação do Festival de Cannes, Mendonça recebeu o troféu no lugar de Moura e discursou em agradecimento. “Eu fui muito sortudo de ter trabalhado com Wagner Moura. Ele não somente é um ator excepcional, como também é um maravilhoso ser humano. Eu adoro ele. Esse reconhecimento lhe trará muito”.
Kleber retornou ao palco para agradecer pelo prêmio de Melhor Diretor. “Meu país, o Brasil, é um país cheio de beleza e estou muito orgulhoso de estar aqui esta noite para receber este prêmio. Estou muito feliz. O Festival de Cannes é a catedral do cinema neste planeta”, declarou.
“O Agente Secreto” foi aplaudido durante 15 minutos em sua estreia em Cannes, no último domingo (18/5), e recebeu aclamação da crítica. A estreia do longa-metragem nos cinemas brasileiros está prevista para o segundo semestre de 2025.