O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi o mais premiado do 78º Festival Anual de Cinema de Cannes. A produção conquistou quatro prêmios, sendo um deles o de Melhor Ator para Wagner Moura, inédito para um brasileiro. Os reconhecimentos foram entregues nesse sábado (24/5).
O dia em Cannes começou bem para o longa–metragem com o recebimento do Prêmio de Cinema de Arte, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio). Kleber Mendonça Filho, diretor do filme, destacou que essa premiação “é muito significativa” para “O Agente Secreto”.
Em seguida, “O Agente Secreto” venceu o Prêmio Fipresci, concedido pela Federação Internacional dos Críticos de Cinema. A categoria foi criada por especialistas em cinema de forma paralela.
“Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica”, disse o júri da entidade. “Um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica e profundamente preocupante de corrupção e opressão”.
Melhor Ator e Melhor Diretor
Os outros dois prêmios foram oficiais do Festival de Cannes, concedidos a Wagner Moura (Melhor Ator) e Kleber Mendonça Filho (Melhor Diretor).
Ao receber o troféu no lugar de Moura, Mendonça rasgou elogios a ele. “Eu fui muito sortudo de ter trabalhado com Wagner Moura. Ele não somente é um ator excepcional, como também é um maravilhoso ser humano. Eu adoro ele. Esse reconhecimento lhe trará muito”.
Kleber retornou ao palco para agradecer pelo prêmio de Melhor Diretor e demonstrou orgulho. “Meu país, o Brasil, é um país cheio de beleza e estou muito orgulhoso de estar aqui esta noite para receber este prêmio. Estou muito feliz. O Festival de Cannes é a catedral do cinema neste planeta”, declarou.
Mais tarde, Wagner, que não pôde estar em Cannes, comemorou os prêmios por meio de um vídeo divulgado pela equipe do filme.
“Mas eu queria só dizer da felicidade que eu tenho por mim, por Kleber, pelo ‘Agente Secreto’, pelo cinema brasileiro, pela cultura brasileira. Pelo fato desse filme ser mais pedra que aproxima os brasileiros em geral da sua cultura, dos seus artistas, depois de um tempo muito difícil em que artistas e cultura não só haviam perdido a importância no Brasil, mas também foram bastante difamados”, disse o baiano.
“O Agente Secreto” foi aplaudido durante 15 minutos em sua estreia em Cannes, no último domingo (18/5), e recebeu aclamação da crítica. A estreia do longa-metragem nos cinemas brasileiros está prevista para o segundo semestre de 2025.