Pouca gente lembra, mas a língua é um órgão muscular riquíssimo em terminações nervosas e vascularização. Além de nos ajudar a mastigar, engolir e falar, ela também pode revelar doenças do corpo. Alterações na cor, na textura ou dor podem indicar deficiências nutricionais, infecções, doenças autoimunes ou até câncer. Uma língua muito lisa pode sugerir deficiência de ferro ou de vitamina B12.
Já placas esbranquiçadas persistentes podem ser sinal de infecção. A má higiene, uso de próteses mal adaptadas, tabagismo e dieta rica em açúcar são os grandes vilões. Por isso, escovar a língua diariamente, manter visitas regulares ao dentista e observar mudança no aspecto, são cuidados simples que fazem toda a diferença.
A literatura atual mostra que o uso do raspador de língua pode ajudar a reduzir o acúmulo de saburra lingual, aquela camada esbranquiçada sobre a superfície da língua e, com isso, melhorar o hálito e diminuir a carga bacteriana da boca. Observe, cuide da sua língua e se ela apresentar alguma alteração, procure um profissional de saúde.