Se disserem que músicas como “Work” da Rihanna ou “Starboy” de The Weeknd foram lançadas há 10 anos, quase não dá para acreditar. 2016 foi um ano marcado por hits no universo pop, com artistas e DJs produzindo canções que acumulam até bilhões de streamings em algumas plataformas. A Rádio CDL FM fez uma breve volta no tempo, relembrando as músicas que mais marcaram aquele ano.
‘Pillowtalk’ – Zayn
“Pillowtalk” marcou a estreia de Zayn em sua carreira solo, após sair da One Direction, em 2015. O clipe foi gravado com a modelo Gigi Hadid, com quem o cantor teve um relacionamento e uma filha, posteriormente. A música faz parte do álbum “Mind of Mine”, foi co-escrita pelo próprio artista e ganhou uma versão acústica com participação do rapper Lil Wayne. Na letra, o britânico fala sobre sexo de forma “pura e crua”, como ele mesmo descreveu.
‘Work from Home’ – Fifth Harmony feat. Ty Dolla Sign
A música foi o primeiro single do álbum “7/27”, um pop contagiante que alcançou a quarta posição da Billboard Hot 100. “Work from Home” tem participação do rapper Ty Dolla Sign e teve os vocais produzidos por Victoria Monet. O clipe acumula mais de três bilhões de visualizações e mostra as artistas “trabalhando” em uma obra.
‘Work’ – Rihanna feat. Drake
“Work” é um single do último álbum lançado por Rihanna, o “Anti”. A música foi co-escrita pela cantora e pelo rapper Drake, que tem participação na canção. “Work” fala sobre um conturbado relacionamento que precisa de trabalho da parte do casal para fazer dar certo, mesclando frustração e vontade de reconciliação. O clipe da música marcou o ano de 2016 por apresentar duas versões em um.
‘Formation’ – Beyoncé
O lançamento da música foi uma prévia do que estaria por vir no álbum que Beyoncé lançou naquele ano, o “Lemonade”. A canção, juntamente com o clipe, abordam o empoderamento negro, subversão dos papéis de gênero e a irmandade entre pessoas pretas. O vídeo, carregado de significado, tem Nova Orleans como plano de fundo. A cidade é representada após o furacão Katrina, de 2005, que inundou 80% da cidade.
‘We Don’t Talk Anymore’ – Charlie Puth feat. Selena Gomez
“We Don’t Talk Anymore” é um dueto com Selena Gomez, em que os artistas cantam sobre arrependimentos após um término. A música é o segundo single do álbum “Nine Track Mind”, de Puth, e foi escrita pelo próprio cantor. Nas redes sociais, fãs brincam com o fato de Charlie e Selena “não se falarem mais”, simbolizando o próprio tema da canção.
‘Treat You Better’ – Shawn Mendes
A música foi o lead single do segundo álbum de Shawn Mendes, “Illuminate”, e fala sobre um rapaz que promete ser melhor do que o parceiro atual de seu interesse amoroso. Rumores apontam que a canção foi escrita para Camila Cabello, com quem Mendes já namorou, no entanto, à época, ambos declaravam ser somente amigos.
‘Let Me Love You’ – DJ Snake feat. Justin Bieber
A canção foi o terceiro single do álbum de estreia do DJ francês, co–escrita por ele e por Justin Bieber. A música havia sido gravada por Selena Gomez, mas Bieber foi o escolhido para a versão final. “Let Me Love You” ganhou popularidade em 2017 e foi performada por Justin durante a segunda parte de sua turnê, “Purpose Tour”. A canção debutou em 12º lugar na Billboard Hot 100.
‘That’s What I Like’ – Bruno Mars
“That’s What I Like” foi o quarto single do álbum “24K Magic”, de Bruno Mars. A música decolou depois da apresentação do cantor no Grammy de 2017. Na letra, o artista fala para uma garota todas as coisas que ele gosta, como casas de praia, comida extravagante, carros, joias e mais. Com isso, ele deixa claro para o interesse romântico que ela terá tudo ao lado dele.
‘One Dance’ – Drake feat. Wizkid e Kyla
Parte do álbum “Views”, de Drake, a música conquistou o posto de mais reproduzida do Spotify em 2016, superando “Lean On”, de Major Lazer. A canção possui influências de dancehall e afrobeats, com um sample dos vocais e acordes do hino do UK Funky house de 2008, “Do You Mind”. “One Dance” também tornou–se a música número um nos charts globais em 2016.
‘Starboy’ – The Weeknd feat. Daft Punk
A música representa a percepção de The Weeknd sobre seu estrelato – um cantor que foi de misterioso a um grande nome das paradas da Billboard. “Starboy” marcou uma nova era para o artista, que abandonou o Abel para encarnar o personagem The Weeknd. A canção foi produzida pelo duo de eletrônica Daft Punk (hoje não mais existente) e foi o carro-chefe do terceiro álbum do canadense.
