O Museu de História Natural e Jardim Botânico, em Belo Horizonte, retomou neste mês o agendamento de visitas em grupo. Ao todo, quatro circuitos estão disponíveis para o público: Cartografia Histórica, Minirretiro no Horto, Pipiripau e Museu Mirim.
O circuito de Cartografia Histórica é indicado para grupos de estudantes a partir de 11 anos, adultos e idosos. Com duração de uma hora e meia, possui opções de roteiros “A formação territorial de Minas Gerais por meio da catografia histórica”, “Vilas e cidades” e “História da cartografia”.
Para pessoas a partir de 6 anos, o Minirretiro no Horto propõe a exploração dos sentidos por meio do contato com a natureza, utilizando a prática mindfulness. O objetivo é apresentar aos visitantes o conceito de meditação e caminhada meditativa como ferramentas para desacelerar a vida.
O circuito Pipiripau é recomendado para pessoas a partir de 6 anos. A atração é uma visita ao presépio criado ao longo do século XX pelo artesão Raimundo Machado, que sincroniza 586 figuras móveis em 45 cenas. Elas contam a história da vida e da morte de Jesus, articulada ao cotidiano de BH.
Por último, o circuito do Museu Mirim tem como foco possibilitar o aprendizado sobre educação ambiental por meio de brincadeiras ao ar livre, incluindo trilha, contação de histórias infantis e oficinas com pigmentos naturais. A atividade é indicada para pessoas a partir de 3 anos.
Os agendamentos ocorrem exclusivamente pelo site do museu.
Com UFMG