A Polícia Militar de Minas Gerais é reconhecida em todo o país pela excelência em diversas áreas, inclusive em seus treinamentos. Mas o que muita gente não sabe é que além da atuação nas ruas existe também um forte trabalho social.
São iniciativas institucionais como a Transitolândia e a Ecoterapia e também projetos criados pelos próprios militares. Para valorizar tudo isso, a AFAS Social e Cultura, realiza todos os anos o EMMOS, que é o encontro militar de mobilização social.
Esse evento reúne projetos inspiradores desenvolvidos por policiais e bombeiros militares de Minas Gerais, programas voltados para crianças e adolescentes no espectro autista, apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica, iniciativas culturais e esportivas para jovens, além dos bombeiros seniores, que são uma iniciativa que atua com homens e mulheres idosos.
A cada ano, a cada ação, fica claro que a segurança pública também é feita de solidariedade, cuidado e inclusão. Por isso, nosso reconhecimento a todos esses homens e mulheres que se dedicam não apenas a proteger, mas a dar uma proteção diferente, que é transformar a vida das pessoas.