Uma pessoa não pode se curar no mesmo ambiente que a adoeceu. Muitas vezes, nossa saúde mental é afetada pelo lugar em que vivemos, um relacionamento tóxico, um trabalho estressante, um ambiente familiar abusivo ou qualquer situação que nos faça sentir mal.
Quando estamos imersos nesse tipo de ambiente, pode ser difícil perceber o impacto que ele tem sobre nós, e ainda mais difícil é buscar ajuda. Nenhuma cura acontece da noite pro dia, e nesses casos, o processo costuma ser ainda mais lento, exige tempo, coragem e esforço de quem reconhece que não dá mais para viver daquela maneira. A saída desse ambiente, no entanto, depende de muitos fatores.
Às vezes, a mudança envolve se afastar de pessoas tóxicas, mesmo que elas insistam em parecer essenciais na nossa vida. Outras vezes, é preciso mudar de emprego, de rotina ou até de endereço. O mais importante é entender que, se a pessoa já reconhece o quanto aquele espaço e aquelas relações a fazem mal e conseguem dar um passo em direção à sua cura, ela precisa buscar um ambiente diferente.
Um ambiente que seja saudável, positivo e acolhedor, mesmo que os laços com ambiente antigo ainda tentem segurá-la.