A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena chega à sua 12ª edição com mais de 50 atrações em diferentes espaços da cidade e de São João del Rei, na região do Vale das Vertentes, em MG. O evento começará nesta quarta–feira (21/5), terminando no domingo (25/5). Teatro, dança, circo e outras atrações fazem parte da programação.
Com o tema “Um palco de todos nós”, a programação será distribuída por mais de 15 espaços nos dois municípios, com a maioria das atividades sendo gratuitas. Haverá também música, oficinas, debates, gastronomia e homenagens ao Grupo Primeiro Ato e à atriz Simone Mazzer.
O objetivo da iniciativa é criar um compromisso com a formação de público, ocupação de espaços urbanos, encontro de saberes e o acesso democrático à cultura. Uma das novidades da mostra é a estreia do projeto “Venda Seu Peixe”, que reunirá artistas e programadores culturais do Brasil.
Destaques da programação
A iniciativa apresentará montagens de diferentes regiões do país, fortalecendo conexões e promovendo o intercâmbio entre criadores, obras e plateias de múltiplas origens. “Receberemos um espetáculo de Fortaleza, com o Grupo Magnólia, e uma oficina e espetáculo vindos de Igarassu, Recife”, disse a idealizadora da mostra, Aline Garcia.
A pré–abertura do evento será marcada com o espetáculo “Tom na Fazenda”, nesta quarta–feira. Com cenário minimalista, elenco enxuto e um texto instigante e provocador, a montagem combina potência cênica e dramaturgia afiada. A peça já teve mais de 300 apresentações no Brasil e no exterior.
Já a abertura oficial da Mostra de Artes Cênicas será nesta quinta–feira (22/5), às 19h, no palco principal montado na Rodoviária de Tiradentes. Haverá a apresentação do espetáculo “Como Água”, do Grupo de Dança Primeiro Ato. Às 21h, Simone Mazzer fará uma performance no Palco Sesc no “Simone Mazzer em Cena”. Confira a programação completa da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena neste link.

Curadoria
A curadoria do evento é assinada por Aline Garcia, em colaboração com Magna Oliveira e Vinicius Cristóvão. O processo foi construído de forma coletiva e sensível ao presente, com um recorte diverso, conectado às urgências contemporâneas e à pluralidade das artes cênicas do Brasil.
“A programação foi construída com escuta ativa e foco no pertencimento, para convidar o público a viver a cidade como palco vivo de memórias, afetos, encontros e provocações. Em tempos de incerteza e reconfiguração social, o Tiradentes em Cena reafirma a arte como território de resistência, partilha e construção coletiva”, declarou a idealizadora.
As montagens selecionadas tratam de temas como a memória da ditadura militar, racismo estrutural, feminismo, ancestralidade, homofobia, intolerância religiosa e questões ambientais. O evento também busca celebrar as raízes culturais brasileiras com expressões populares como circo, folclore e mamulengos.
Espetáculo infantil, estreia de Carolina Correa e grupo de Fortaleza
Pela primeira vez, a iniciativa trará um espetáculo musical infantil em palco aberto, “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, unindo música e consciência ambiental. O espetáculo “Zona de Sacrifício”, da atriz e diretora Carolina Correa, fará sua estreia durante a mostra, refletindo sobre a mineração em MG.
O Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza (CE), apresentará o espetáculo “Maquinista”. A pesquisa e a linguagem cênica da companhia transitam entre diferentes formas de expressão teatral, explorando múltiplas possibilidades poéticas e performáticas.
Uma outra novidade da programação é a presença do programa Mirante, do Cenex/Fale/UFMG, que fará uma mediação cultural em várias iniciativas do Tiradentes em Cena. O projeto desenvolve ações que visam à ampliação, diversificação e qualificação do público de teatro.
Atividades de formação
Entre as atividades de formação, a mostra oferecerá a Oficina de Mamulengo com Mestre Antero, de Pernambuco; a oficina “Dramaturgia de criação: corpo, palavra e espaço”, conduzida pelo grupo Mapa Teatro e Outras Linguagens; e a oficina “Danças Afro–brasileiras: memórias, ritmos e corporeidades”.
A iniciativa Cena Encontro promoverá, dentro da programação, reflexões e troca de experiências entre artistas, pesquisadores, gestores e educadores. A atividade ocorrerá entre esta quinta–feira e domingo, com atividades formativas que vão debater temas como internacionalização, narrativas negras, entre outros.
- 22/5: roda de conversa “Internacionalização das Artes da Cena” mediada pela atriz e diretora Carolina Correa;
- 23/5: o jornalista Miguel Arcanjo Prado lidera o encontro “Empreender na Cultura”, compartilhando suas experiências;
- 24/5: encontro “Aquilombar: Narrativas e a Produção das Artes na Cena Negra”, no Instituo Rouanet;
- 24/5: programa Mirante promove debate sobre a formação de espectadores e o papel da mediação cultural;
- 25/5: atriz e diretora do Teatro O Tablado, Cacá Mourthé compartilhará sua trajetória e os bastidores da pedagogia teatral brasileira.
Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena
Data: 21 a 25 de maio
Local: 15 espaços em Tiradentes e São João del Rei