O Lighting Design Awards, que abreviado se chama LIT Awards, é uma premiação internacional que celebra designers do mundo todo por projetos que fazem a diferença. E esse ano o projeto foi para uma brasileira, ou melhor, uma mineira, a Mariana Novais da Atiaîa Lighting Design.
E a gente tem muito que comemorar. Com mais de 1.000 inscrições de 62 países, a Mariana e a equipe dela se destacaram com o projeto de iluminação do Memorial Brumadinho em colaboração com o escritório do arquiteto Gustavo Pena. E é ela quem compartilha essa emoção com a gente.
“Estou muito feliz com o prêmio. Chegou em ótima hora, um presentão na semana em que a Atiaîa completou 9 anos desde a fundação. Eu acho que a ficha só vai cair mesmo no ano que vem, na cerimônia de premiação que está prevista para junho.
O LIT é um prêmio internacional muito relevante no mundo da arquitetura e do design de iluminação. Então é um super reconhecimento do meu trabalho, da excelência da Atiaîa, de todos, sem dúvida, né, de todos que participaram com tanto zelo do projeto. Começando pelo time do Gustavo Pena, que me confiou essa missão tão sensível.”
Isso aí, Mariana, uma missão sensível que você correspondeu dando um presente para a gente, né?
Para quem ainda não foi visitar o Memorial Brumadinho, o projeto da Mariana Novais cria uma verdadeira coreografia de escuridão e luz, fazendo com que os visitantes sejam guiados por bosques, espelhos d’água e espaços tranquilos, onde cada feixe de luz conta uma história de perda, resiliência e resistência contra o esquecimento, fazendo uma homenagem às 270 vítimas do rompimento da barragem.
