Na esteira de lançamentos de rotas turísticas em Minas Gerais, que teve início na última semana, durante a WTM Latin América, em São Paulo, o estado lançará em breve a Rota do Rosário, para que as festas e homenagens à Nossa Senhora do Rosário se tornem mais conhecidas. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, revelou a informação em entrevista coletiva nesta sexta–feira (25/4).
“Nós temos destinos e festas que ainda são desconhecidas. Temos as festas do Rosário, por exemplo, que nós vamos lançar agora as Rotas do Rosário, para que as pessoas saibam onde ir, como são os eventos e quando eles vão ocorrer. Então eu acho que esse trabalho não acaba nunca”, declarou o secretário.
A declaração foi dada durante o encerramento da MTM (Minas Travel Market) 2025, no Minascentro, em Belo Horizonte. No evento, secretário e prefeitos de Minas Gerais apresentaram as rotas turísticas, estruturadas no estado e novidades no turismo da fé.
Minas Gerais lançou cinco rotas turísticas durante a WTM Latin América 2025, entre os dias 14 e 16 de abril. Os trechos de turismo destacam a gastronomia, as belezas naturais e as experiências espirituais.
Mistério em São Thomé das Letras
Entre as rotas lançadas, Minas Gerais aposta no reposicionamento de São Thomé das letras, na região Sul do estado, como ponto turístico espiritual com experiências ligadas à ancestralidade e à natureza.
Com o slogan “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”, o município busca consolidar-se como um dos principais destinos sensoriais do Brasil, com cachoeiras cristalinas, trilhas em quartzito, pousadas, calendário de eventos ligados ao misticismo, entre outros atrativos.
Rota vulcânica na Serra da Mantiqueira
Outro destino lançado é a rota vulcânica, que destaca as águas termais e os vinhos da região Sul da Serra da Mantiqueira. O percurso turístico oferece experiências ligadas à natureza, saúde, cultura e bem-estar em cidades como Poços de Caldas, Caldas, Andradas e outros municípios do entorno.
A região é uma terra marcada por sua origem vulcânica, onde nascem águas sulfurosas, águas minerais naturalmente gasosas e vinhos premiados. Essa rota também oferece trilhas ecológicas, mirantes, cachoeiras e cultura popular com festas religiosas, cozinha de raiz e hospitalidade mineira.
Cordilheira do Espinhaço
Rotas de cicloturismo
A Cordilheira do Espinhaço lançou três rotas de turismo de aventura em Grão Mogol, na região Norte de Minas Gerais. São duas expedições com bicicletas, que ocorrerão em junho e setembro deste ano. O outro roteiro é o de bike guiado, com quatro noites de pedal pelos pontos turísticos e naturais da cidade.
Rota cênica
A rota cênica vem como opção para quem quer desfrutar os lindos visuais da Cordilheira do Espinhaço sem muita aventura. O destino abrange 11 cidades históricas, entre elas Serro e Diamantina, cada uma com sua própria riqueza, desde a natureza à gastronomia e à tradição.
Rota Caparaó Mineiro
A Rota Caparaó tem como destaque a produção de queijos e cafés, sendo possível fazer visitas às fazendas produtoras. O destino convida turistas a explorarem as cidades de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz – locais ricos em natureza imponente e cachoeiras,
As vivências oferecidas pela rota vão do cultivo à torra do café, passando por harmonizações com gastronomia local, trilhas ecológicas, práticas de bem–estar e manifestações culturais. O roteiro busca trabalhar com experiências sensoriais, autênticas e conectadas à identidade mineira.