Por João Henrique do Vale
Os metroviários de Belo Horizonte vão paralisar as atividades nesta terça-feira. A decisão foi tomada na última sexta-feira durante assembleia da categoria. A expectativa dos trabalhadores é paralisar 100% as viagens entre a capital mineira e Contagem.
Os trabalhadores querem um posicionamento do Governo Federal sobre as reivindicações da categoria em relação ao leilão do modal, que aconteceu em dezembro. A categoria quer, com a greve, pressionar o governo pela revogação do leilão do metrô da capital. Os metroviários são contra a privatização do transporte.
Por meio de nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) afirmou que foi surpreendido pela decisão dos trabalhadores de paralisar as atividades, principalmente pelo aumento da demanda de usuários.
“Neste momento, a greve não era esperada por nenhum dirigente da Companhia, já que em reunião ocorrida na tarde de sexta-feira, a CBTU-MG apresentou aos dirigentes sindicais uma inédita e relevante proposta de compensação dos dias parados no último dezembro, atendendo a todos os pedidos dos trabalhadores, além de cientificar o sindicato sobre as ações de melhoria das condições de trabalho no período de Carnaval”, afirmou.
A CBTU não descartou acionar a Justiça para manter o funcionamento do metrô.