
O mercado de franquias é uma força relevante na economia do Brasil, responsável por gerar quase 2 milhões de empregos e por contribuir diretamente com o PIB do país. Para falar sobre o assunto, o Conecta Mente dessa segunda–feira (23/6) convidou o presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Antonio Bortoletto.
O especialista deu vários motivos para os empreendedores buscarem uma franqueadora para dar início ao sonho de ter um negócio. “Primeiro que você tem a possibilidade de investir em algo que você tenha uma conexão, algo que você goste. Então, por exemplo, ‘ah, eu gosto de moda’, você vai procurar uma franquia de moda”.
“Enfim, você tem a possibilidade de operar com aquilo que você gosta, mas mais do que isso, você tem a possibilidade de comprar algo pronto, que já tem um reconhecimento de marca, um trabalho em volta disso, uma facilitação contábil, de fornecedores”, listou o presidente da ABF.
Franquias eliminam probabilidade de erros
Bortoletto brincou dizendo que empreender no franchising é comprar vários funcionários a preço de taxa de franquia. O especialista acrescentou que o investimento na área gera a oportunidade do empreendedor iniciar eliminando uma série de erros que a marca já cometeu.
Segundo Antonio, uma série de dados apontam que existem diferenças entre as empresas que vêm do franchising e as que não. Um exemplo é a taxa de mortalidade: os negócios que nasceram de um sistema de franquias duram mais ou não fecham nos 5 primeiros anos.
Um outro benefício, de acordo com o presidente da ABF, é a liberdade do franqueado em poder escolher a empresa que quer entrar. “A decisão está na ponta, é do empreendedor, não é de uma associação como a nossa, a ABF, não é de uma marca franqueadora”.
Franquias brasileiras
No Brasil, as cinco maiores marcas que operam com sistema de franquias são Cacau Show (4.661 operações), O Boticário (3.746 operações), McDonald’s (2.704 operações), Orthobom (2.387 operações) e Lubrax (1.685 operações).
“Se a gente for somar isso aí, não dá 15 mil unidades. E o franchising hoje tem quase 200 mil unidades em operação no Brasil. Essa é a beleza do franchising para mim. Nós temos as cinco maiores marcas e elas não têm nem 10% de unidades no Brasil, o que mostra a diversidade que é o franchising”, apontou Bortoletto.
De acordo com Antonio, Minas Gerais foi um dos alavancadores do faturamento no mercado de franquias brasileiro, que acumulou R$ 273 bilhões em 2024. “Isso é uma obra dessa questão que a gente está colocando que é o estudo, a informação sobre o franchising. Há um trabalho muito grande nosso para que isso aconteça”.
“E nós temos grandes marcas no nosso estado. Temos a Kopenhaghen, ela é no Sul de Minas, a Bauducco que, para quem não sabe, as operações dela ficam no Sul de Minas, temos a maior rede de cafeterias do Brasil, que é a Cheirin Bão, que fica em Varginha, que é de grande alegria tê-la conosco em Minas Gerais”.
Apoio governamental é desafio
O especialista apontou que um dos maiores desafios que a associação tem é de conseguir apoio do governo para levar o mercado de franquias a todo o Brasil. “Está mais do que provado e consolidado que o franchising é a melhor porta para o empreendedorismo, e não só isso, ela é a melhor porta para o primeiro emprego”.
“A gente tem hoje um governo que, até dois anos atrás, mal entendia o franchising. E por causa de um trabalho muito forte feito pelo advox da ABF, os nossos políticos hoje já entendem o que é”, disse Bortoletto.
A ABF assinou um acordo de cooperação técnica com o Governo de Minas, em que o poder estadual se comprometeu a ajudar o mercado de franchising. A parceria é a primeira na história do Brasil entre um segmento de mercado e um governo.
“Ele vai apoiar agora de forma abundante o nosso setor, tanto para o franqueador, concedendo impostos, áreas para centro de distribuição, áreas para indústria, assim como para o franqueado, para quem quer franquear, para ter condições melhores de compra, taxas melhores de investimento, de empréstimo”, afirmou Antonio.
O presidente da ABF também falou sobre os impactos da inteligência artificial no franchising, sobre o mercado de microfranquias e ainda deu dicas de investimento. O episódio completo está disponível no nosso Spotify e no canal de YouTube da Multiprosa. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais.