Para alguns, um artista superestimado, para outros, o maior cantor desta geração. Justin Bieber gera controvérsias desde seu primeiro hit, em 2009, quando tinha 15 anos. O garotinho de Stratford (CA), que sonhava em viver de música, quebrou recordes ao longo dos últimos anos, enquanto sofreu as dores do amadurecimento em frente aos holofotes, sempre impulsionado por milhares de fãs ao redor do mundo.
Bieber demonstrou interesse pela música já aos 2 anos de idade, segundo mostra seu primeiro filme documental, “Never Say Never” (2011). A mãe, Pattie Mallette, deu–lhe de presente um kit de baterias, pois o pequeno Justin fazia batucadas em tudo o que via pela frente. Aos 12 anos, o jovem fez sua estreia no YouTube com vídeos de covers, e assim foi descoberto pelo seu ex–empresário, Scooter Braun.
De lá para cá, o cantor conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, lançou sete álbuns, venceu dois Grammys de 23 indicações, tornou–se o artista solo mais jovem a colocar 100 músicas na parada Billboard Hot 100, vendeu mais de 150 milhões de discos e faturou cerca de US$ 250 milhões com uma de suas turnês mundiais.
No início deste mês, o artista lançou um álbum surpresa, intitulado “Swag”. O disco estreou em segundo lugar no ranking Billboard 200, e uma das faixas, “Daisies”, alcançou a posição #2 do Spotify Global, na última semana. Com a chegada de seu novo projeto, a Rádio CDL FM faz um passeio pelos antigos sucessos de Justin Bieber e lista suas 20 melhores músicas de todos os tempos.
20. ‘One Time’
Primeiro single da carreira do cantor e uma de suas músicas mais icônicas, “One Time” foi lançada em 2009 e marcou a adolescência de diversas pessoas ao redor do mundo. A música foi carro chefe da primeira parte de seu álbum de estreia, “My World”, liberado no mesmo ano, e tornou–se um sucesso nas rádios. A canção foi certificada platina no Canadá e Estados Unidos, e ouro na Austrália e Nova Zelândia.
19. ‘Fairytale’
Talvez quem não é fã de carteirinha de Justin não saiba da existência de “Fairytale”, música presente na versão deluxe do álbum “Believe”, lançada em 2012. A canção é uma parceria com Jaden Smith, com quem Bieber já colaborou criativamente outras vezes, incluindo o hit “Never Say Never”. A letra, que fala sobre um parceiro que promete um final feliz à sua princesa, também foi composta pela dupla.
18. ‘Die In Your Arms’
Outra pérola do “Believe” é a nostálgica “Die In Your Arms”, sample de “We’ve Got a Good Thing Going” (1972), de Michael Jackson. A letra adicional foi escrita por Justin Bieber, junto com outros compositores. Críticos compararam a canção ao estilo de artistas como The Jackson 5 e Bruno Mars. A música foi lançada como um single promocional do álbum Believe, em 2012.
17. ‘Baby’
Primeiro sucesso massivo do cantor, “Baby” é uma parceria de Bieber com o rapper Ludacris, lançada em 2010. O pop chiclete dominou as rádios, paradas musicais e a internet. A música foi o primeiro single do “My World 2.0”, parte dois do álbum de estreia do artista. O clipe da canção foi o segundo vídeo mais visto da história do YouTube, em 2015. O hit conquistou certificados de platina e ouro.
16. ‘As I Am’
A música é uma das faixas do álbum “Justice”, o penúltimo de Justin Bieber, lançado em 2021, e conta com participação de Khalid, voz do hit “Better”. Ambos participam da composição da canção junto com outros parceiros. Em entrevista à Vogue, Bieber contou que ama essa música pela mensagem de esperança em relação ao amor que ela passa.
15. ‘Boyfriend’
A canção marcou uma nova fase na carreira de Justin, colocando–o em uma imagem mais madura em relação aos seus primeiros trabalhos. Tanto o estilo da música quanto o clipe foram um pouco mais ousados para o Bieber daquele momento, trazendo o artista de topete – um adeus para a franjinha caindo na testa. “Boyfriend” foi lançada em 2012, como primeiro single do álbum “Believe”.
14. ‘Somebody to Love’
Outra clássica entre os primeiros trabalhos de Justin é “Somebody to Love”, parte do disco “My World 2.0” (2010). Inicialmente, a música havia sido gravada por Usher, no entanto, ela não entrou no álbum em que ele estava trabalhando na época, e a canção foi passada para Bieber. Meses depois, Justin fez uma versão remix da faixa com a participação de Usher e produção de Benny Blanco.
13. ‘Beauty and a Beat’
Essa pode até não ser uma das músicas favoritas do cantor (conforme ele revelou em entrevista), mas certamente é um hit que marcou o ano de 2012. Single do “Believe”, a canção tem participação de Nicki Minaj e foi composta por ela, Max Martin e Savan Kotecha, grandes produtores musicais do universo pop. A parte do rap de Minaj chega a mencionar Selena Gomez, namorada de Bieber à época.
12. ‘Angels Speak’
Um trecho de “Angels Speak” foi mostrado ao público em um documentário lançado pelo artista, antes do lançamento do álbum “Justice”. Para a surpresa dos fãs que ficaram apaixonados pela canção, a faixa apareceu na versão deluxe do disco. A canção tem participação vocal, composição e produção de Poo Bear, parceiro criativo de longa data de Bieber. Justin também assina a letra.
11. ‘Right Here’
Essa foi a primeira vez que a dupla de canadenses Justin Bieber e Drake colaborou musicalmente, em meados de 2012. Nas plataformas de streaming, a canção faz parte do álbum “Believe”, de Justin. A faixa mescla a suavidade do R&B com uma pegada pop, perfeita para agradar a audiência de Bieber da época, ainda acostumada com suas músicas mais inocentes.
10. ‘Change Me’
O lançamento dessa música ocorreu no projeto “Music Mondays”, em que Justin Bieber lançou uma canção nova toda segunda–feira, até completar o lançamento de seu álbum digital “Journals”. A coletânea ficou completa em 2014, e “Change Me” é um dos destaques do disco. A faixa é uma balada romântica em que o cantor investe em vocais suaves ao som de um piano.
9. ‘All That Matters’
Outro destaque do álbum “Journals” é a música “All That Matters”, um dos singles do projeto. Investindo em um som mais experimental, o cantor se rendeu ao R&B, produzido por Poo Bear, ao cantar sobre sua devoção a uma pessoa amada. A composição da música foi assinada por Bieber, que à época revelou se tratar sobre um momento feliz com a ex–namorada, Selena Gomez.
8. ‘As Long As You Love Me’
Clássica das clássicas, “As Long As You Love Me”, a música é uma parceria com o rapper Big Sean e é o segundo single do álbum “Believe”, lançado em 2012. Bieber e Sean são alguns dos compositores da canção, que também deixou claro que Justin mandava bem no falsete. No clipe, o cantor faz de tudo para ficar com a amada, que está sob as “garras” do pai, interpretado por Michael Madsen.
7. ‘Love Yourself’
“Love Yourself” tornou–se sucesso mundial, marcando um dos maiores desempenhos em charts da carreira de Justin. A música é de 2015 e faz parte do álbum “Purpose”. Foi escrita por Ed Sheeran, Bieber e Benny Blanco, além de ser produzida pelo último. Os vocais de Sheeran também estão presentes na canção, uma vez que ela havia sido inicialmente escrita para o disco do britânico, “Divide”, mas foi descartada.
6. ‘Company’
Outro single do “Purpose” que se destaca na discografia do cantor é a pop chiclete “Company”. Justin Bieber e Poo Bear assinam a composição junto com outros colaboradores. A música é o quarto single do álbum que faz parte, e atingiu o top 40 na Austrália. O clipe mostra os bastidores da “Purpose Tour”, série de shows que o artista estava fazendo na época, em 2016.
5. ‘What Do You Mean?’
Depois do sucesso de “Where Are Ü Now”, em 2015, Justin Bieber manteve a vibe dançante com a tropical house “What Do You Mean?”. A divulgação da música foi simbolizada por relógios, cujo tique-taque aparece no início da canção. Além disso, marcou o retorno do cantor à indústria musical após um tempo afastado. A faixa, escrita e produzida pelo artista, foi número 1 na Billboard Hot 100.
4. ‘Anyone’
Terceiro single do álbum “Justice”, a música foi lançada no Ano-Novo de 2021, combinando com a vibe esperançosa da data. Co-escrita por Bieber, a canção ganhou dois clipes: um mais cinematográfico, estreleado pela atriz Zoey Deutch, e outro mais caseiro, mostrando momentos íntimos de Justin e sua esposa, Hailey Bieber. À época do lançamento, o cantor definiu a faixa como especial e anestésica.
3. ‘Where Are Ü Now’
“Where Are Ü Now” foi uma das músicas que rendeu um Grammy para o artista, além de ter sido um grande sucesso em 2015. A canção é uma colaboração de Justin Bieber com a dupla de DJs Jack Ü, formada por Skrillex e Diplo.
A letra foi escrita pelo cantor durante um período difícil da vida dele, conforme contaram os músicos. Mesmo que ela fale sobre um coração partido, a batida da faixa não deixa ninguém ficar parado. “Where Are Ü Now” coroou Bieber como um astro pop que consegue passear por diversas tribos.
2. ‘Heartbreaker’
Sim, a segunda das melhores músicas de todos os tempos de Justin não é um single que quebrou recordes nas paradas, e sim a primeira canção do álbum “Journals”. A faixa R&B abre um dos melhores discos do cantor e, além de mostrar todo o seu potencial para o gênero, dá o tom do projeto que conquistou milhares de suas fãs. Não à toa, o áudio de “Heartbreaker” acumula 75 milhões de reproduções no YouTube.
1. ‘Sorry’
A clássica “Sorry” é a melhor música de Justin Bieber e não há como discordar – a canção atingiu o número 1 na Billboard Hot 100, desbancando Adele, quebrou o recorde de streamings da época no Reino Unido (100 milhões) e alcançou 3,9 bilhões de visualizações no YouTube. A faixa produzida por BloodPop e Skrillex para implorar pelo perdão da amada colocou o cantor em um patamar indiscutível sobre seu impacto cultural.