Marisa Monte encantou Belo Horizonte com a abertura da turnê “Phonica”, nesse fim de semana (18 e 19/10). A nova série de shows da cantora passará por outras cinco cidades após uma dobradinha na capital mineira. O novo projeto da artista apresenta seus maiores sucessos e músicas queridas pelos fãs orquestradas por 55 músicos, com regência do maestro André Bachur.
Os ingressos para o primeiro show de Marisa em BH voaram, sendo necessário que a cantora abrisse uma data extra. A Rádio CDL FM compareceu à segunda apresentação da artista na cidade (ambas ocorreram no Parque Ecológico da Pampulha). O desafio da nova turnê da carioca é transformar suas músicas – mais voltadas para o pop e para o samba – em grandes números clássicos.
E Marisa Monte e sua selecionada orquestra foram pontuais em todos os sentidos. Tanto na hora de começar o show (às 18h, a cantora se juntou aos músicos que lhe esperavam no palco) quanto para acrescentar o toque certo de sinfonia às suas canções.
Orquestra dá volume à doçura de Marisa
Não é Marisa Monte cantando música clássica. É Marisa Monte do seu próprio jeito, com a sua banda e tendo a orquestra para somar, dar volume ao que já é bonito por si só. Ouvir canções tão amadas ao vivo como “Beija eu”, “É Você” e “Velha Infância” na voz da artista já é um grande espetáculo. No entanto, notar as cordas e sopros na melodia elevaram a experiência a um nível quase que divino.
Como uma princesa de seu próprio tempo, a artista subiu ao palco num belo início de noite no Parque Ecológico. O público que a esperava para o segundo show foi menor (a primeira apresentação teve 15 mil pessoas presentes), mas, ainda assim, ávido para cantar junto até mesmo a última música lançada pela carioca, “Sua Onda”.
Em diversas canções, Marisa tocava junto algum instrumento, mostrando suas habilidades técnicas para o ofício. Para quem não sabe, a cantora também atua como produtora musical, tendo colaborado em álbuns como “Omelete Man” de Carlinhos Brown, e “Tudo Azul”, da Velha Guarda da Portela.
Grinalda e chuva de arroz
Marisa, que estava com um vestido rosa volumoso, revelou que o figurino era apenas uma capa ao tirá-lo e ficar de branco para cantar “Aliança”. “Véu e grinalda, lua de mel / Chuva de arroz e tudo depois / Dama de honra pega o buquê / Ninguém mais feliz que eu e você” ganharam força visual com a peça que, naquele momento, remeteu a um vestido de noiva.
Nossa cidade foi carinhosamente apelidada de “Belô” por Marisa, que chegou a cantar um “Belô, I Love You” em “Amor I Love You”. Em determinado momento, o público puxou o coro “sem anistia”. Ao invés de repreender ou ficar calada, a cantora deixou um recado simples e significativo. “Nós vivemos em uma democracia e temos o direito de reivindicar pelo que queremos. Viva a democracia”.
Passar 1h55 com a artista e sua orquestra foi pouco. Músicas como “Bem Que Se Quis”, “Não é Fácil”, “Eu Sei (Na Mira)”, “Pra Ser Sincero” e “Já sei namorar” fizeram falta. Depois de um bloco dançante, a carioca deu o “falso tchau” com “Magamalabares”, e retornou para “mais uma” que se tornaram três: “Velha Infância” e “Não vá embora” – sim, Marisa, não vá embora 🙁

Após agradecimentos estendidos a toda a equipe que trabalhou para colocar os dois shows de pé no Parque Ecológico, o grand finale veio com a versão da cantora de “Carinhoso”. Um final emocionante que simbolizou o que o show foi em sua totalidade: bonito, clássico, uma celebração da música brasileira.
Phonica Marisa Monte setlist
Ao todo, a setlist oficial possui 27 músicas. Marisa Monte deixou claro que surpresas podem acontecer no decorrer dos shows. Confira a lista:
- “Vilarejo”
- “O que você quer saber de verdade”
- “Infinito particular”
- “Carnavália”
- “Maria de Verdade”
- “Ao meu redor”
- “Sua onda”
- “Ainda bem”
- “Aliança”
- “Amor I love you”
- “Diariamente”
- “Beija eu”
- “É você”
- “De mais ninguém”
- “Depois”
- “Ainda lembro”
- “A sua”
- “Gentileza”
- “Segue o seco”
- “Panis et circenses”
- “Cérebro eletrônico”
- “Feliz alegre e forte”
- “A lenda das sereias”
- “Magamalabares”
- “Velha infância”
- “Não vá embora”
- “Carinhoso”
A turnê seguirá para três shows no Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um em Curitiba, Brasília e Porto Alegre. Os ingressos estão disponíveis neste link.