A partir desta quarta-feira, as instituições financeiras autorizadas a conceder empréstimos através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) começarão a oferecer novos financiamentos. De acordo com a Receita Federal, 5,3 milhões de empresas têm direito ao crédito, sendo que 4,3 milhões fazem parte do Simples Nacional e 1 milhão estão fora do regime simplificado. Ainda segundo o órgão, as empresas com direito aos novos empréstimos estão sendo informadas, e todos os comunicados devem ser enviados até amanhã.
O governo espera que, ao todo, os empréstimos por meio do Pronampe possam chegar a R$ 25 bilhões em 2021, um valor inferior aos R$ 37,5 bilhões registrados em 2020.
Nesta nova rodada do programa, as micro e pequenas empresas poderão tomar empréstimos com taxa de juros máxima de 6% ao ano mais Selic. Com a atual taxa básica de juros fixada em 4,35% ao ano, os juros no Pronampe podem chegar a 10,25% ao ano. Além disso, o prazo para a empresa começar a pagar o empréstimo aumentou de oito para 11 meses e o prazo máximo do financiamento passou de 36 parcelas para 48 meses.