A médica e escritora paulista Natália Timerman é uma verdadeira artesã das palavras. Em “Copo Vazio”, a protagonista Mirela é uma mulher que se encontra sozinha em um relacionamento do qual ela se recusa a sair, mesmo após Pedro desaparecer sem nenhuma explicação.
O foco do livro é nos fazer compreender a dor e o comportamento de uma mulher abandonada. Mirela tenta se reaproximar de Pedro, que já não está mais naquele relacionamento, e se foi de maneira desrespeitosa. “Copo Vazio” vale muito a leitura, pois ele traz um alerta sobre mulheres que se prendem a homens que não valem a pena. Mirela, sem perceber, acaba se aprisionando em uma relação que já não existe, mantendo-a viva apenas em sua mente.
Ela acha que precisa só de mais um encontro para provar ao Pedro que ela é o amor de sua vida. Logo no início, há uma reflexão sobre felicidade nas pequenas coisas. Eu copiei essa frase para mim: “Sentirá, no fim da tarde de quinta, que o vento traz, sim, alguma alegria e quase concluirá que é feliz, se tivesse elaborado em pensamento o conforto vago da brisa”.
Isso que é pensar sobre as pequenas coisas singelas que estão perto e a gente não coloca consciência nelas. “Copo Vazio”, de Natália Timerman.