A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento e Toninho Horta, em cerimônia na próxima segunda–feira (22/12). A iniciativa partiu da Congregação da Escola de Música da instituição. Milton recebeu a mesma honraria pela Fiocruz, nessa terça–feira (16/12).
A cerimônia de entrega dos títulos ocorrerá no auditório da Reitoria da UFMG, no campus Pampulha. O professor e guitarrista de Milton Nascimento, Wilson Lopes representará o cantor. Já Toninho Horta estará presente e fará uma participação no show Tributo a Milton Nascimento e Toninho Horta. O evento será às 19h e aberto ao público.
Ao aprovar a concessão do título a Milton, o Conselho Universitário da UFMG destacou a trajetória “profícua e notória” do artista, além do “mérito cultural e relevância de sua obra”. Segundo o órgão, “trata-se de um dos maiores expoentes da música brasileira, artista de prestígio internacional, dotado de voz inconfundível e autor de composições inovadoras e emocionantes”.
A proposta de concessão da homenagem a Toninho Horta destacou a “constante reinvenção” e o “elevado grau de excelência musical” de sua trajetória artística, “consolidando–o como um dos principais nomes da guitarra na música mineira, brasileira e jazz”.
De acordo com a universidade, o Regimento Geral da UFMG diz que o título de Doutor Honoris Causa pode ser concedido em reconhecimento a personalidades que prestaram relevantes contribuições para a ciência, tecnlogia ou à cultura.
Com UFMG
