Eu posso conduzir até a margem de um lago cercado por montanhas? O céu é azul, a água verde e tudo parece descansar. As montanhas e as nuvens se refletem no lago e, assim, as casas à sua volta.
Elas estão totalmente sintonizadas com as montanhas, as árvores, as nuvens e o céu azul. E tudo respira beleza e silêncio.
Peraí, o que é aquilo? Uma nota dissonante nessa paz, como um ruído desnecessário. Em meio às casas que eu imaginei que você deve estar imaginando, tem uma construção que não se encaixa naquele lugar.
Por capricho de quem a quis assim ou de quem a construiu, ela quebra a harmonia e já não tem mais paz, nem silêncio, nem beleza. É isso, quando você for pensar em construir ou mesmo em reformar, mesmo que não seja em um lugar idílico como esse que foi narrado, para, pensa, respira, observa, escuta.
Se você imaginou um castelo de cristal, nada a ver com o que está à sua volta, mesmo que seja um sonho antigo, pode ser que você e, claro, seus vizinhos estejam entrando em uma roubada de difícil resolução quando tudo ficar pronto. Para, pensa e sinta antes de iniciar o projeto.
Aí, por favor, contrata um arquiteto que seja fera e que tenha sensibilidade. Faz toda a diferença.
