O Grammy 2025 neste domingo (2/2), na Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA), foi carregado de surpresas, momentos marcantes e polêmicas. Beyoncé, artista que mais ganhou gramofones na história, venceu pela primeira vez a categoria Álbum do Ano.
As expectativas estavam grandes em torno dos vencedores deste ano, com Beyoncé, Sabrina Carpenter, Charli XCX, Taylor Swift, Billie Eilish e Chapell Roan concorrendo nas principais categorias. Kendrick Lamar e Post Malone foram os únicos artistas masculinos a dominarem as nomeações, refletindo 2024 como um ano de destaque para as artistas femininas.
Sabrina Carpenter fez um massivo sucesso no ano passado com “Espresso” e era uma forte candidata a vencer as categorias as quais foi indicada. Ela fez uma das primeiras apresentações da noite, entregando um medley de “Espresso” e “Please Please Please”. A artista conquistou dois prêmios: Melhor Performance Solo Pop e Melhor Álbum Pop Vocal.
Sabrina Carpenter performs a new rendition of "Espresso" at the 2025 #Grammys pic.twitter.com/xBXlSBuQMe
— The Hollywood Reporter (@THR) February 3, 2025
Carimba que é Brat!
Outro destaque entre os vencedores foi Charli XCX, artista feminina mais indicada desta edição. O último álbum da cantora, “Brat”, colocou-a em outro patamar artístico e conquistou inúmeros fãs ao redor do mundo. A britânica venceu as categorias Melhor Gravação Dance/Pop, Melhor Pacote de Gravação e Melhor Álbum Dance/Eletrônica.
Confira um trecho da performance de Charli no Grammy:
Charli XCX performs at the 2025 #Grammys pic.twitter.com/xNERRVoDJr
— The Hollywood Reporter (@THR) February 3, 2025
Beyoncé vence Álbum do Ano pela primeira vez
Beyoncé, a artista mais indicada do Grammy 2025 (11 indicações), levou para casa três prêmios, sendo um deles o mais importante da noite: Álbum do Ano. Embora a cantora seja a artista que mais venceu a premiação, ela ainda não tinha conquistado um gramofone nessa categoria.
Queen Bey também levou Melhor Álbum Country e Melhor Performance Country em Dupla ou Grupo, com a música “II Most Wanted”, gravada com Miley Cyrus. “Eu me sinto muito realizada e honrada. Tem sido muitos, muitos anos… E eu só quero agradecer ao Grammys, cada escritor, colaborador e produtor”, disse a artista ao receber o troféu de Álbum do Ano.
🚨 Discurso COMPLETO e LEGENDADO de Beyoncé ao receber o prêmio de Álbum do Ano pelo Cowboy Carter no #GRAMMYs 2025.pic.twitter.com/ggE2xrLviR
— Beyoncé Access | Fan Page (@beyonceaccess) February 3, 2025
Beatles ganham com IA
Os Beatles ganharam na categoria Melhor Performance de Rock com a música “Now and Then”, cujo clipe usou Inteligência Artificial para reunir os quatro integrantes do grupo. A tecnologia também foi utilizada para terminar a canção, escrita e gravada por John Lennonn em 1978 e concluída por Paul McCartney e Ringo Starr em 2023, que também usou partes de guitarra de George Harrison gravadas nos anos 1990.
The Weeknd faz as pazes com Grammy
A noite também foi marcada pelo retorno de The Weeknd à premiação com uma apresentação surpresa. O artista estava afastado do Grammy desde 2021, após seu álbum “After Hours”, um dos grandes sucessos de 2020, ter sido esnobado pela premiação.
Antes de o artista subir no palco, o CEO do Grammy, Harvey Mason Jr. fez um discurso apresentando novas mudanças na Academia. “Nós ouvimos, agimos e mudamos. Lançamos iniciativas como o Black Music Colective, Women in the Mix, Academy Proud. Nós refizemos completamente nossa associação adicionando mais de 3 mil mulhers como membros votantes”.
No final do discurso, o CEO anunciou o retorno de The Weeknd ao palco do Grammy. O cantor apresentou “Timeless” e “Cry For Me”, músicas de seu novo álbum, “Hurry Up Tomorrow”. Assista a um trecho:
🚨 The Weeknd e Playboi Carti performando “Timeless” no #GRAMMYs.
— The Weeknd Brasil | Fan Page (@SiteTheWeekndBR) February 3, 2025
pic.twitter.com/ShZFfqJEnB
Milton Nascimento não se senta junto aos indicados
Embora o CEO do Grammy tenha citado mudanças importantes no eleitorado da premiação, a academia não permitiu que Milton Nascimento, um dos concorrentes da noite, se sentasse às mesas principais junto com outros indicados. O cantor brasileiro concorria a Melhor Álbum Vocal de Jazz junto com Esperanza Spalding, que tinha um assento reservado.
A artista estadunidense reclamou sobre o ocorrido em seu Instagram, e mostrou que havia levado uma placa com o rosto de Milton e escrito “esta lenda viva deveria estar sentada aqui!”. “Então, Milton foi recusado de sentar às mesas na cerimônia deste ano. Isso não bateu bem para mim”, desabafou Spalding.
Ye e Bianca Censori expulsos?
Outra polêmica que rolou no Grammy deste ano foi a aparição de Ye (Kanye West) e sua esposa, Bianca Censori. A modelo posou ao lado do marido com um vestido transparente que deixou suas partes íntimas à mostra.
Rumores de que o casal teria sido escoltado para fora após posarem para as fotos começaram a surgir, visto que o artista não entrou para a cerimônia. Entretanto, fontes do TMZ publicaram que Ye e Bianca foram embora por livre e espontânea vontade. O cantor possui um histórico polêmico em relação ao Grammy e concorria a Melhor Música de Rap.
Grammy 2025 vencedores
Álbum do ano
Beyoncé – “Cowboy Carter”
Música do ano
Kendrick Lamar – “Not Like Us” (vencedor)
Gravação do ano
Kendrick Lamar – “Not Like Us” (vencedor)
Artista Revelação
Chappell Roan
Melhor performance de dupla ou grupo pop
“Die With a Smile” — Lady Gaga & Bruno Mars (vencedor)
Melhor Clipe
“Not Like Us” – Kendrick Lamar
Melhor álbum pop latino
Shakira – “Las Mujeres Ya No Lloran”
Melhor álbum country
“Cowboy Carter” – Beyoncé
Produtor não–clássico do ano
Daniel Nigro
Melhor álbum pop vocal
“Short ‘n’ Sweet” – Sabrina Carpenter
Melhor álbum de rap
Doechii – “Alligator Bites Never Heal”
Melhor álbum vocal de jazz
“A Joyful Holiday” – Samara Joy
Melhor álbum de música alternativa
“All Born Screaming” – St. Vincent
Melhor performance de música alternativa
“Flea” – St. Vincent
Melhor Performance de Música Africana
“Love Me Jeje” – Tems
Melhor álbum de rock
“Hackney Diamonds” — The Rolling Stones
Melhor música de rock
“Broken Man” – St. Vincent
Melhor performance de rock
The Beatles – “Now and Then”
Melhor música de rap
Not Like Us – Kendrick Lamar
Melhor performance de rap melódico
“3:AM” — Rapsody Featuring Erykah Badu (vencedor)
Melhor performance de rap
Kendrick Lamar – “Not Like Us”
Melhor álbum de R&B
Chris Brown – “11:11 (Deluxe)”
Melhor música de R&B
“Saturn” – SZA
Compositor do ano, música não-clássica
Amy Allen
Melhor álbum de música urbana
LAS LETRAS YA NO IMPORTAN – Residente
Melhor música country
“The Architect” – Kacey Musgraves
Melhor performance country solo
“It Takes a Woman” – Chris Stapleton
Melhor performance country em dupla ou grupo
“II MOST WANTED” – Beyoncé Featuring Miley Cyrus (vencedor)
Melhor Música Composta Para Mídia Visual
“It Never Went Away” – Jon Batiste
Melhor Trilha Sonora Para Mídia Visual
“Duna: Parte Dois”
Melhor performance de música americana
“American Dreaming” – Sierra Ferrell (vencedor)
Melhor gravação dance/eletrônica
“Neverender” – Justice & Tame Impala (vencedor)
Melhor álbum dance/eletrônica
BRAT – Charli xcx (vencedor)
Melhor gravação dance/pop
“Von Dutch” – Charli XCX (vencedor)
Melhor performance solo pop
“Espresso” — Sabrina Carpenter (vencedora)