O Conecta Mente desta segunda–feira (6) falou sobre empreendimento sustentável para o meio ambiente. O gerente executivo de comunicação e responsabilidade social da Shell Brasil, Glauco Paiva falou sobre as estratégias da empresa no que diz respeito a uma produção sustentável.
Paiva iniciou o bate–papo introduzindo a visão da Shell Brasil a respeito da sustentabilidade diante dos desafios ambientais que o mundo enfrenta. Segundo ele, a questão vai além de se preocupar somente com os impactos ao meio ambiente – diz respeito à transição energética.
“Quer dizer, como é que a gente usa e consome a energia para fazer tudo o que nós fazemos. Quando a gente coloca o dedo no interruptor para ligar uma lâmpada, estamos consumindo a energia, quando você prepara uma comida no seu fogão, você está consumindo a energia”, exemplificou o gerente executivo.
Glauco pontua que o que deve ser observado é a fonte e a qualidade dessa energia que é gasta. “E aí, por extensão, sim, qual é o nível e a intensidade de emissão de carbono desse consumo energético, vis a vis o impacto que isso causa sim no clima e, por extensão, em todo o ecossistema do planeta”, acrescentou.
Indivíduos têm papel na sustentabilidade
O gerente executivo aponta que a Shell está sempre antenada, investindo em pesquisas, desenvolvimento e inovação, no entanto, também acredita que os indivíduos têm papel importante no consumo de energia.
“Nós aqui no Brasil temos um lugar de muito privilégio no que diz respeito à nossa capacidade de fazer escolhas sustentáveis com relação à nossa mobilidade e ao nosso consumo de combustível, que acaba sendo, logicamente, aquele ponto que toca o consumidor final, na maioria das vezes”, afirmou Paiva.
Ele explicou que o Brasil é um país que possui energia renovável, e que os postos de gasolina oferecem várias alternativas de combustíveis.
“O etanol já é, por exemplo, um biocombustível, quer dizer, ele é produzido da cana-de-açúcar aqui no Brasil. Então, ele é um combustível renovável que, da planta até a emissão final no veículo, podemos falar até de 70% menos de emissões na comparação com a gasolina”, explicou.
Das redações à gerência de comunicação da Shell
Glauco Paiva contou também sobre sua carreira, que começou com uma formação em Comunicação na UFRJ. Há 12 anos trabalhando na Shell, o gerente executivo de comunicação entrou na empresa de forma despretenciosa e se apaixonou pelo propósito desenvolvido.
“Sou cria de redação, então, quando eu terminei a faculdade, trabalhei um tempinho no Globo, depois na rádio CBN, e aí depois eu fiz a migração para o que nós no jornalismo chamamos de ‘o outro lado do balcão’. Comecei a trabalhar com assessoria de imprensa”, relembrou.
Após passar um tempo trabalhando no Departamento de Estado dos Estados Unidos, e depois no consulado britânico, Paiva migrou para a Shell em 2012. “E era uma coisa engraçada, porque na época, eu era bem mais jovem e ainda estava ali começando a minha terceira década, eu pensava que iria ficar uns três, quatro anos”.
“Pensava que ia juntar dinheiro e sair para viajar, conhecer o mundo e investir em outros projetos, e estou aqui há 12 anos. O resto é história. É uma indústria fascinante, porque a gente lida com muito propósito, para tudo no mundo você precisa de energia, então ter essa visão muito integrada do que é a sustentabilidade e como companhias como a Shell podem fazer a diferença é algo apaixonante”.
O gerente executivo também contou como sua experiência como jornalista auxilia na comunicação da Shell, tanto dentro quanto fora da empresa. A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: