14/06/2024
Redação: Júnior de Castro
Imagem: Rede 98
O prefeito Fuad Noman decretou, nesta quinta-feira (13), o fim da emergência por dengue em Belo Horizonte. A decisão se deu pela queda nos atendimentos realizados pelas unidades de saúde da capital.
De acordo com a PBH, em março a demanda assistencial foi de 193.216 atendimentos, e em maio o número caiu para 30.190, uma redução de 84%. Já nos 10 primeiros dias de junho foram pouco mais de 3 mil atendimentos.
Segundo Danilo Borges, secretário municipal de Saúde, o casos reduziram a ponto de não serem mais necessárias estruturas e pontos extras de atendimento à dengue. ‘’Finalmente conseguimos ver números confortáveis para desmobilizarmos os hospitais temporários, os leitos extras e próprio funcionamento da Unidades Básicas de Saúde aos fins de semana’’, disse.
Ainda de acordo com Borges, a vacinação contra a doença tem sido exitosa na capital. ‘’Belo Horizonte é uma das poucas cidades no Brasil que vacinou 100% das doses contra a dengue que recebeu do Ministério da Saúde. Por isso, estamos pedindo ao Ministério autorização para que recebamos, por remanejamento de outros municípios, doses remanescentes para que a gente possa ampliar a cobertura vacinal’’, ressaltou.