O Conecta Mente dessa segunda–feira (30/6) teve como tema central a indústria automobilística, especialmente a visão da Ford sobre inovação e foco no cliente do setor automotivo. Para falar sobre o assunto, o programa convidou o diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, o portenho Guillermo Lastra.
Henry Ford foi um empresário e engenheiro norte–americano, fundador da Ford Motor Company. Ele foi um dos responsáveis por transformar a indústria automobilística e o modo de produção em massa, conhecido como fordismo. Ainda nos dias atuais, a empresa busca manter a tendência de executivos com visão dinâmica sobre o automóvel, reconhecendo-o como parte importante da vida das pessoas.
Nesse sentido, o diretor de veículos comerciais contou um pouco do que a Ford tem feito, principalmente no Brasil, em termos de inovação e atendimento aos clientes comerciais. Segundo Lastra, a Ford América do Sul passou por uma transformação do negócio em 2021, definindo alguns pilares estratégicos de investimento no território brasileiro.
“A gente definiu o segmento de pick–ups, de SUVs e de veículos comerciais, aí eu estou liderando essa unidade de negócio de veículos comerciais. Começamos investindo na pick–up Ranger, uma pick–up completamente renovada com versões para o cliente de trabalho, e regionalizamos a produção da Transit”, contou Guillermo.
Qualidade europeia na América do Sul
De acordo com o executivo, a linha de veículos Ford Transit faz muito sucesso na Europa e nos Estados Unidos. A empresa tem buscado trazer para o Brasil esses produtos com a mesma qualidade da versão europeia, porém, produzidos no Uruguai.
Ainda na esteira das inovações, o diretor de veículos disse que a Ford América do Sul começou a investir nos produtos, criou uma estrutura dedicada ao marketing, engenharia, manufatura e pós–venda. “Por isso nós chamamos de Ford Pro, que é produtividade para garantir o melhor retorno financeiro para esse cliente comercial”.
Em um mercado que está cada vez mais competitivo, com fabricantes de diversas partes do mundo, a Ford tem como diferencial entregar veículos com tecnologia. “Nós estamos realmente convencidos de que a tecnologia traz produtividade”.
“Então, toda a tecnologia embutida nos carros que oferecemos, com os sistemas semiautônomos e de assistência ao motorista, fazem com que o risco de parada seja reduzido, o número de horas de trabalho seja aumentado, e o retorno seja maio”, explicou Lastra.
Dados para atender necessidades dos clientes
Guillermo explicou que a Ford América do Sul também tem apostado nos dados, pois acredita que não é possível fazer uma gestão de frotas profissional sem eles. Por meio da conectividade sem custo oferecida pela empresa, o gestor de frota consegue acompanhar toda a saúde do produto e, a partir disso, planejar o restante do fluxo de trabalho.
Em 2024, a Ford Pro vendeu mais de 24 mil veículos, registrando 77% de crescimento em relação ao ano anterior e consolidando–se como líeder de mercado. Para manter a liderança, a empresa tem conquistado novos clientes, entrado em novos segmentos e trabalhado com sua rede de concessionários, conforme contou o executivo.
“No Brasil, especificamente, temos 128 pontos de vendas. Estamos trabalhando muito de perto com nossos distribuidores e concessionários. Todos comercializam nossos produtos e todos fazem um serviço de pós–venda, o que nos garante capilaridade”, disse Lastra.
Em Belo Horizonte, a Ford América do Sul possui dois grupos, a Roma e a Brasauto: “Eles realmente estão fazendo um trabalho muito bom de chegar nesse cliente comercial e dar maior atenção e experiência, para que ele consiga fazer o melhor uso dessa ferramenta de trabalho”.
Atendimento padronizado em todas as regiões
Mesmo com a característica multiregional do Brasil, com comportamentos e hábitos diferentes em cada estado, a empresa busca ressaltar que os clientes devem ser atendidos com o “padrão Ford” em todas as redes de concessionárias.
“E nós temos realmente investido muito no que é a parte de pós–venda, com novos sistemas de gestão logística, novos depósitos de peças para garantir a disponibilidade e uma velocidade de atendimento para qualquer problema mecânico que esse cliente venha a ter, toda a nossa rede está treinada para isso”.
O diretor de vendas comerciais falou sobre outras soluções em tecnologia e inovação utilizadas pela Ford América do Sul, como monitoramento preventivo, e a visão da empresa sobre os veículos elétricos. O episódio completo está disponível no nosso Spotify e no canal de YouTube da Rádio CDL FM. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais.