Imagine poder curtir um evento que une gastronomia autoral, música e arte ao ar livre?! Essa é a proposta do Festival Figa, que chega à sua 5ª edição no Parque do Palácio, em BH, do dia 1º a 3 de maio. Neste ano, na parte gastronômica, o evento procurará valorizar chefs consagrados e novos talentos.
No festival, o público é convidado a viver três dias de imersão gastronômica e cultural, celebrando os sentidos. “O Figa é um projeto feito com muito carinho, com a intenção de alavancar novos nomes da gastronomia, como eu, que na primeira edição, tinha acabado de abrir o restaurante Olívia e queria mostrar meu trabalho para o grande público”, disse o chef e curador do evento, Jorge Ferreira.
“O festival traz para a cidade o que há de novo e ao mesmo tempo o legado de uma cozinha tradicional. O evento é um programa para todo mundo: famílias, para quem quer passar o dia, curtir o pôr do sol, ouvir uma música boa e experimentar uma comida incrível”, completou. Nos três dias, o evento ocorrerá do meio–dia às 22h. Os ingressos estão disponíveis neste link.
Chefs confirmados no Festival Figa BH
A cozinha do Figa será assinada por cinco chefs convidados que representam diferentes sotaques e propostas culinárias. A curadoria promete apresentar uma mescla de experiência e novidade, em um cardápio democrático e surpreendente. Veja quem fará parte do evento:
- Carlos Bertolazzi: de São Paulo, o chef trará sua cozinha autoral e refinada com pratos como Coxinha de Pato, feita com massa de batata e ragú de pato cozido no vinho tinto; e o Katsu Sando, sanduíche japonês com lombo de porco empanado;
- Cadu Evangelisti: também da capital paulista, o chef à frente do restaurante Broca promete trazer um menu ousado e criativo. Um dos destaques é o Taco de Rabo, uma tortilla de milho recheada com rabada empanada, creme de milho e queijo canastra. O Espeto de Língua também está no cardápio;
- Raffaele Autorino: diretamente da Itália, a chef trará a essência das cantinas napolitanas com pratos autênticos que valorizam o produto e a técnica. O menu inclui o Gnocchi de Mandioca com Ragu de Ossobuco, a clássica Pizza Margherita e o prato Não é Bobó, que mistura mandioca com camarão;
- Daniel Tassi: representando Belo Horizonte, o chef tem ganhado destaque na cena gastronômica da cidade a apresentará pratos como a Costelinha Gochujang, que é carne de porco cozida lentamente e glaceada com mel fermentado; e um frango frito com maionese de missô e molho agridoce;
- Pedro Rodrigues: outro que vai representar BH, o jovem talento é especialista em sobremesa e assina criações como o Sorvete de Chocolate com Bolo de Cenoura e o Sorvete de Requeijão Moreno com Goiabada Cremosa. Essas duas iguarias prometem amarrar a experiência com chave de ouro.
“A ideia é sempre trazer chefs celebrados de fora de BH para apresentar o que eles estão fazendo em outros lugares, e também valorizar os talentos locais que estão despontando, que abriram seu próprio negócio recentemente e merecem um palco para mostrar o trabalho”, explicou o curador.
E é claro que não faltarão bebidas para acompanhar essas delícias. O Figa vai preparar uma seleção de vinhos e drinques feitos por profissionais da coquetelaria da capital mineira.
Programação musical
A programação musical promete ser diversa e animada, e ficará ativa durante todo o festival. No dia 1º de maio, as bandas Pêtra e Classic subirão ao palco com repertórios pop e indie, e o DJ Nezt fará sets dançantes ao longo do dia.
Já no dia 2 de maio, a Velvet Band apresentará muito rock e soul; em seguida, a Banda Cash apostará em clássicos do pop–rock. O DJ Nezt retorna para as pick–ips da noite. Para encerrar, no dia 3, a Happy Feat Jazz Band vai deixar o Figa em clima de jazz dançante com hits autorais e covers da banda No Label. DJ Nezt também estará presente com sua seleção musical.
Figa – Festival de Gastronomia e Arte
Data: 1 a 3 de maio
Horário: meio–dia às 22h
Local: Parque do Palácio | Rua Prof. Djalma Guimarães, 157 – Mangabeiras
Ingressos: https://www.ingresse.com/figa-2025/