Catas Altas, região Central de Minas Gerais, vai promover a Festa do Vinho 2025 entre esta sexta–feira (16/5) e domingo (18/5). O evento atrai turistas para uma programação com shows, atividades culturais e gastronômicas. O objetivo da iniciativa é valorizar e homenagear a produção da bebida, tradicional na cidade.
Entre as atrações da Festa do Vinho 2025, estão os vencedores do concurso do melhor vinho tinto suave de jabuticaba da safra 2024, que serão anunciados neste domingo, a partir das 16h. Ao todo, dez produtores ligados à Aprovart (Associação dos Produtores de Vinhos, Agricultores Familiares e Demais Produtos Artesanais de Catas Altas) participaram da competição.
Festa do Vinho 2025 dá visibilidade à Catas Altas
“O evento atrai muitos turistas, proporcionando visibilidade para Catas Altas e para os produtores da bebida. É importante lembrar que, em 2011, um decreto municipal instituiu o modo artesanal de fazer os vinhos de uva e jabuticaba e licores como bem imaterial da cidade”, disse a extensionista do Emater-MG, Silmara Aparecida Cota.
Os visitantes poderão assistir à premiação do concurso e participar de uma programação diversificada com shows de artistas nacionais e outras atividades. A festa ocorrerá na Área de Eventos do município, na rua Maquiné, com entrada gratuita.
Concurso de vinhos
O concurso de melhor vinho ocorre há 18 anos em Catas Altas, com o intuito de promover e valorizar os produtores e a bebida. Segundo Silmara, a produção iniciou no século XIX, quando os moradores buscavam alternativas para contornar os problemas financeiros provocados pela decadência da mineração.
Com o passar do tempo, a atividade passou de geração a geração e, atualmente, mais de 60 famílias mantêm a tradição, seja para consumo próprio, seja para comercialização. Anualmente, a Aprovart envasa mais de 10 mil garrafas, a maioria sendo de vinhos de jabuticaba, além de outras frutas, licores e geleias.
Mineração, silvicultura, produção artesanal de vinhos e de queijo Minas Artesanal, artesanato e fruticultura são as atividades que fomentam o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. A Emater-MG apoia os agricultores por meio de um trabalho de assistência técnica.
*Com Agência Minas