A vitória no Globo de Ouro, na noite desse domingo (5), foi uma surpresa para Fernanda Torres. A atriz de 59 anos declarou abertamente que não esperava vencer a categoria à qual concorria, de Melhor Atriz em Filme de Drama. Em entrevista à Folha de S.Paulo, a carioca chegou a dizer que suas chances eram nulas.
Quando “Ainda Estou Aqui” recebeu aclamação no Festival de Cinema de Veneza, em setembro de 2024, conquistando o prêmio de Melhor Roteiro e uma salva de palmas de 10 minutos, o filme começou a chamar a atenção da crítica intenacional, bem como a atuação de Fernanda Torres como Eunice Paiva.
De lá para cá, o elenco iniciou uma maratona para divulgar o longa–metragem fora do Brasil, participando de exibições e dando entrevistas. Enquanto isso, o público brasileiro seguiu torcendo (e assistindo à produção). Não demorou para “Ainda Estou Aqui” ser cotado para o Oscar, e agora, o filme está na corrida por indicações na premiação.
Com as expectativas do público brasileiro lá no alto, Fernanda Torres sempre demonstrou-se pé no chão em relação a ganhar prêmios no exterior. Para ela, o fato de um filme brasileiro falado em português ser indicado já era motivo de vitória.
‘Vitória impossível’
Em entrevista à Folha de S.Paulo, no último sábado (4), enquanto se preparava para o Globo de Ouro, a atriz declarou que celebrou a indicação, mas que achava a vitória impossível. “A chance de alguém falando português levar um prêmio desse tamanho é praticamente nula”, declarou.
“Só de estar indicada para uma categoria tão incrível, de atriz em drama, eu já estourei meu champanhe. Então amanhã eu vou para lá com uma sensação de dever cumprido”, disse na entrevista.
A surpresa ficou clara quando Torres foi anunciada como vencedora do Globo de Ouro. Sem esconder a expressão de choque, a atriz recebeu o prêmio no palco com um discurso que começou assim: “Meu Deus, eu não preparei nada. Eu já estava feliz”.
Montenegro recebeu mesma indicação
Um dos motivos para Fernanda Torres não ter acreditado na possibilidade da vitória, talvez, fossem as derrotas que Montenegro sofreu em premiações internacionais. Em 1999, a gigante da dramaturgia brasileira também foi indicada a Melhor Atriz em Filme de Drama por seu trabalho em “Central do Brasil”, e recebeu uma indicação a Melhor Atriz no Oscar pelo mesmo filme.
O portal Gshow já estava preparado para a derrota de Torres. Isso porque, horas antes da premiação, o jornal publicou erroneamente uma matéria anunciando a perda da atriz. A manchete “Fernanda Torres não leva Globo de Ouro e prêmio fica com XXXX” repercutiu mal nas redes sociais.
“Gente? Gshow comete gafe e publica que Fernanda Torres perdeu a categoria em que concorria no Globo de Ouro antes mesmo do início da premiação”, comentou um perfil do X. “A matéria já pronta, isso é tão triste e reflete em tantos fatores”, opinou outro internauta.
Após ganhar o Globo de Ouro, Torres comentou em entrevista à Globo sobre sua incredulidade em vencer o prêmio. “Levar o prêmio é muito distante, eu já estava feliz. Eu estou agora realmente emocionadíssima”, declarou. Realmente a vida presta, Fernanda!