As noivas mais elegantes dos últimos tempos têm tido algo em comum em seus vestidos: cintura marcada por um corset e um tecido fluido perolado. Essa é a marca registrada das coleções para casamento de Vivienne Westwood, grife londrina criada pela estilista de mesmo nome, que morreu em 2022.
Isis Valverde, Giovanna Lancelloti e Demi Lovato são apenas alguns nomes de famosas que se casaram recentemente usando pelo menos um vestido de Vivienne Westwood. Frequentemente, modelos da marca aparecem nos moodboards do Pinterest como objeto de desejo daqueles que sonham em subir ao altar.
Afinal, o que de tão especial tem nos modelos da marca que fazem com que mulheres ao redor do mundo os escolham?
Marca abraça disruptividade
Antes de ser Vivienne Westwood, a marca teve diversos nomes e passou por várias transformações, sempre acompanhando o espírito inquieto da estilista britânica. Junto com seu então marido, Malcolm McLaren, Vivienne deu início à etiqueta em 1971, usando-a a favor da provocação social e, aliada à banda “Sex Pistols”, a marca passou a ser tratada pela mídia como punk rock.
O vestido de noiva entrou para o repertório de Vivienne Westwood oficialmente em um desfile da semana de moda de Londres, em 1993 – embora a estilista tenha desenhado o modelo de seu primeiro casamento, em 1962. Já nessa primeira aparição oficial, a marca lançou mão do espartilho e da saia volumosa, dois de seus principais códigos estéticos.
Um dos vestidos de noiva de Westwood que ficou eternizado foi o modelo usado pela personagem Carrie Bradshaw, no filme “Sex and the City”, quando ela está finalmente prestes a subir no altar (ou quase). A peça faz parte da antiga linha Gold Label da marca e foi redesenhado especialmente para o momento da personagem.

As saias volumosas, o espartilho e a feminilidade são referências históricas que a designer começou a colocar em seu trabalho, desde os anos 1980. Sempre disruptiva, os elementos faziam paródias sobre as elites da era vitoriana e da aristocracia do século 19.
Vestidos disponíveis para compra
Atualmente, a etiqueta vende seus vestidos de noiva no formato “Made to Order”, que são vestidos prontos e peças como véus, luvas e boleros, disponíveis para compra nas boutiques. O outro formato é a “Couture”, que consiste em peças feitas sob medida e personalizadas à escolha de cada cliente. Varejistas globais também vendem as coleções de Vivienne Westwood.
Em uma olhada no Instagram da marca, é possível ver os vestidos de noiva da última coleção. São peças com corpetes (é claro), ombros de fora, saias volumosas e recortes inusitados nas pernas, ideal para aquelas noivas que querem de sair do tradicional.
Os modelos são descritos com expressões como “inspiração vitoriana”, “grande silhueta escultural” e “espartilho delicadamete drapeado”. A criatividade e referências da própria Westwood resistem por meio de Andreas Kronthaler, marido da designer e atual diretor criativo da grife.
Famosas que se casaram de Westwood
Isis Valverde
A mineira casou–se em maio deste ano com o empresário Marcus Buaiz e usou três modelos assinados por Vivienne Westwood. O primeiro foi o do pré–wedding, o vestido Nova Vênus, de comprimento curto e com o corpete e a barra assimétricos. A atriz finalizou o look com sandálias de salto e acessórios no cabelo.
O vestido escolhido para a cerimônia tinha tudo o que uma noiva têm direito: saia volumosa, decote e um enorme véu finalizado com renda. O modelo é inspirado em uma peça desfilada em 1997, para a coleção Vive la Bagatelle. Os ombros de fora deram um ar de sensualidade à princesa evocada por Valverde.

Para a festa, Isis optou por um modelo que vai na contramão do utilizado na cerimônia. O vestido longo da coleção bridal 2020 da marca possui decote assimétrico nas costas e silhueta colada ao corpo. Saltos plataforma de Christian Loubotin e luvas de renda completaram o look. Confira:

Giovanna Lancellotti
A atriz teve duas cerimônias de casamento e um pré–wedding, dos quais usou dois vestidos Vivienne Westwood – um para o casamento no Cristo Redentor (RJ) e outro para a pré–festa. O primeiro modelo foi um longo acinturado de cetim de seda com decote tomara que caia. O look foi finalizado com um lenço no pescoço, véu e luvas.
O segundo vestido foi um modelo curto, acinturado e com decote ombro a ombro, ideal para o pré–wedding, realizado em São João da Boa Vista (SP). O look ficou ainda mais despojado com uma echarpe de “pêlos” brancos, meia–calça e saltos plataforma altíssimos.
Hailey Bieber
Para oficializar a união com Justin Bieber, e empresária usou um vestido da marca durante o pré–wedding, em 2019, na Carolina do Norte (EUA). O modelo escolhido foi um curto ombro a ombro com decote frontal em formato “V”. A modelo também utilizou um colar em pedraria e um acessório no cabelo.
Justin and Hailey Bieber at their pre wedding rehearsals
— Justin Bieber Dumps (@JDBieberDumps) March 13, 2025
(Sept 29, 2019) pic.twitter.com/QqNEGOuCaM
Demi Lovato
A cantora não abriu mão do poder e usou nada menos do que cinco looks para seu casamento com Jordan “Jutes” Lutes, em maio deste ano. Para a cerimônia e para as fotos após a oficialização da união, a artista apostou em vestidos Westwood. O primeiro foi um branco pérola com espartilho e decote drapeado.

Após a cerimônia, o casal posou para fotos e teve a primeira dança oficial, para os quais Demi usou um vestido longo de cetim de seda marfim com um espartilho drapeado. A cereja do bolo foram as pérolas que caíam nos braços e no corpete do modelito.

Miley Cyrus
Outra famosa que escolheu um Vivienne Westwood para seu casamento foi Miley Cyrus, em 2018. A cantora foi casada com o ator Liam Hemsworth, por cerca de um ano. Para a troca de alianças, a atriz optou pelo modelo Long Cocotte, um vestido longo drapeado com mangas ombro a ombro.
— Miley Cyrus (@MileyCyrus) December 27, 2018
Barbara Palvin
Em sua união com o ator Dylan Sprouse, em 2023, a modelo usou três vestidos, sendo o primeiro deles da marca londrina. O look de Palvin para a cerimônia foi marcado por um vestido com corset, saia longa e cintura drapeada. A produção foi finalizada com um longo véu de tule, luvas e uma gargantilha em pedraria.

(Foto: Reprodução/@vogueweddings/Instagram)
Charli XCX
Provando que Vivienne Westwood é a marca queridinha das famosas, Charli casou–se nesse sábado (19/7), com o baterista George Daniel, usando o mesmo vestido utilizado por Lancellotti em seu pré–wedding. Diferente da brasileira, o modelo foi escolhido pela britânica para a cerimônia oficial, em Londres.
Charli xcx with her parents at her & George Daniel’s wedding. pic.twitter.com/Y2PGQUmUga
— xcxshake (@xcxshake) July 19, 2025