Tem uma exposição que abriu na semana passada, no CCBB-BH, que se chama “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, que merece que você coloque na sua agenda como um evento imperdível.
A mostra, que foi idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, apresenta fotografias do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, realizadas em viagens com Krenak, principalmente pelo território amazônico, entre 1993 e 1998.
Como o próprio Krenak falou na abertura para a imprensa, foram os momentos de intimidade e contentamento entre amigos que inspiraram essa mostra fotográfica mediada por encontros com pessoas queridas que os receberam em suas cozinhas e canoas, suas praias de rios, e nas aldeias e comunidades ribeirinhas.
Essa Amazônia que foi registrada na década de 1990, um tempo que está num passado próximo, não existe mais. Mas, o que eu entendia ali, é que o mais importante disso tudo é olharmos com carinho para cada fotografia e entendermos que é o tratamento respeitoso, carinhoso e amigo que podemos ter uns com os outros que pode fazer desse mundo um lugar melhor.