O Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, vai receber a exposição gratuita “Jardim Mineral”, da artista plástica Ana Elisa Murta, a partir desta quinta–feira (3/4). A mostra destaca a importância das tintas ecológicas atóxicas e do uso de pigmentos minerais como alternativa sustentável.
Com a exposição Jardim Mineral, as tintas ecológicas atóxicas ganham uma nova roupagem. Idealizada pela artista, a mostra consiste em paredes pintadas com tintas feitas a partir dos resíduos da mineração, destacando a transformação dos rejeitos em tintas, revestimentos e texturas para construção civil.
Ana Elisa é criadora da técnica que desenvolve tintas mineirais ecológicas atóxicas feitas a partir dos reijeitos do processo de mineração. A exposição também destaca a importância sustentável da iniciativa, tanto social quanto economicamente. Jardim Mineral ficará em cartaz até o dia 30 de maio.

“Trazer este trabalho para o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é de extrema importância para minha carreira. Estou muito feliz de poder mostrar como as tintas ecológicas atóxicas podem ser alternativas para a construção civil, levando cores e sustentabilidade para regiões tão carentes de infraestrutura”, declarou Murta.
Além de desenvolver a mostra, Ana Elisa também fornece material para artistas plásticos e começou a empreender, desenvolvendo produtos como revestimentos e texturas para paredes. São estas tintas que estarão disponíveis na exposição.
Nascida em Minas Gerais, a artista cresceu sendo impactada e influenciada pelas cores presentes nos minerais. Ao notar a riqueza presente nos rejeitos da mineração, Murta uniu os dois universos: os pigmentos naturais com o conceito de ressignificação que permeia todo o seu trabalho.
Ana Elisa transforma materiais descartados em arte, ressignificando resíduos e convidando as pessoas a se conscientizarem sobre a importância da sustentabilidade e da restauração de áreas degradadas.
Jardim Mineral
Data: 3 de abril a 30 de maio
Horário: terça–feira a domingo, 10h às 17h | Quinta–feira, 10h às 22h
Local: Museu das Minas e do Metal | Praça da Liberdade, 680 – Funcionários
Entrada gratuita