O Centro Cultural UFMG, em BH, vai receber uma exposição gratuita da artista visual Cláudia França, a partir desta sexta–feira (13). A mostra “Em Casa” transformará o espaço em uma casa “provisória”, convidando o público a refletir sobre o espaço doméstico por meio de uma grande instalação.
A exposição ocupará a Grande Galeria do centro cultural, onde cada ambiente será tratado como um cômodo interconectado. As instalações vão dialogar com a arquitetura do espaço, mostrando a tensão entre o público e o privado, a instabilidade das coisas e os limites das percepções sobre a ideia de casa ideal.
A mostra é inspirada pelo conceito de “domesticidade”, do antropólogo Daniel Miller. A artista apresenta a casa como um espaço de trabalho, ordem e desordem, apontando questões sobre seu papel como refúcio, local de descanso e conforto. “Em Casa” ficará no local até o dia 30 de janeiro, com entrada gratuita.
“Essa exposição procura mostrar no espaço da galeria uma casa imaginária, uma espécie de soma das diversas casas em que eu já morei, em diversas cidades. Uma casa comumente é pensada como um lugar de refúgio e de descanso. Mas ela também pode ser considerada como nosso museu pessoal”, disse Clara França.
Na exposição, a casa é apresentada não como um objeto fixo, mas como um processo relacional e dinâmico. O público tem a chance de explorar as dimensões materiais e simbólicas do “mundo doméstico”, explorando o lar como um espaço íntimo e palco das primeiras experiências de socialização.
“O meu processo de criação se dá todo na casa. A casa é um lugar onde confluem a minha vida, a minha privacidade, mas também o meu ateliê. Na verdade, eu não tenho ateliê, o meu ateliê é a própria casa”, declarou a artista, acrescentando que esse espaço é muito complexo para ela.
“Em Casa” provoca, sob a perspectiva de Cláudia França, questionamentos como “quando um espaço íntimo estará verdadeiramente organizado?”, “a casa reflete a interioridade de quem habita?” e “como ela dialoga com nossos habitats físico e emocional?”.
Em Casa
Data: 13 de dezembro
Horário de visitação: terça a sexta–feira, de 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 17h
Período de visitação: 13/12 a 30/01
Endereço: avenida Santos Dumont, 174 – Centro
Entrada gratuita