Uma dúvida muito comum na nutrição é: devemos comer de 3 em 3 horas? Essa obrigatoriedade não existe mais. Nós devemos comer quando estivermos com fome, com energia baixa, quando percebemos que o estômago está vazio.
Tem gente que se adapta a intervalos maiores, mais de 3 horas, e outras precisam comer de duas em duas horas e está tudo bem. Nos dois casos, é possível ser saudável e manter-se no peso adequado, desde que coma, claro, com qualidade.
Mas em relação à frequência das refeições, o que a gente precisa é aprender a perceber e esperar os sinais da fome, que na prática significa esperar o estômago começar a fazer os primeiros movimentos peristálticos, indicando que já está vazio, (o famoso “minha barriga começou a roncar”) para então comer. Entenda que o conceito é esperar a fome chegar, que é diferente de passar fome.
Hoje a gente come muito mais por ansiedade do que por fome fisiológica. A qualquer desconforto, a gente come. E o desafio é comer por fome fisiológica e não por fome emocional.