A nova edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró–Livro, apontou que, em 2024, 73% dos brasileiros não leram um livro até o fim. Do total de entrevistados, 53% afirmaram que, nos três meses anteriores, não tinham nem mesmo iniciado a leitura de algum livro físico ou digital.
Segundo o estudo, os não leitores deixaram passar livros de literatura, biografia, história, infantil, ensaio, didático ou religioso, incluindo a “Bíblia”, obra mais lida do mundo. Pela primeira vez, desde 2007, ano em que a pesquisa começou, o Brasil tem mais não leitores do que leitores.
Dos 47% de leitores, o estudo perguntou quem havia lido um livro inteiro, e o número caiu para 27% de pessoas que leram uma obra do início ao fim. Aproximadamente 75% disseram que passam mais tempo na frente de uma tela do que de uma página impressa.
A falta de interesse pela leitura cresce à medida em que a idade da pessoa aumenta e ela conclui sua escolaridade. Entre os acima de 40 anos, somente 17% disseram que gostam de ler. O estudo ouviu 5.500 pessoas em 208 cidades do Brasil.