A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 25 a 30 g de fibras por dia, mas a maioria dos brasileiros não consome fibras suficientes e o seu baixo consumo está diretamente relacionado à constipação.
As fibras, além de essenciais para o intestino, ajudam a controlar a glicemia, o colesterol e fortalecem as bactérias intestinais que influenciam no humor e na imunidade.
A boa notícia é que você pode aumentar a ingestão de fibras com pequenas mudanças no dia a dia. No café da manhã, por exemplo, experimente adicionar aveia e semente de chia nas frutas. Nos lanches, acrescente uma porção de castanhas
No almoço e jantar, além das saladas coloridas e variadas, troque o arroz branco pelo integral que você já adiciona uma porção extra de fibras e claro, o feijão para acompanhar que também é rico em fibras.
Troque biscoitos e barrinhas por alimentos naturais. Introduza fibras gradualmente para evitar desconfortos. E atenção, beba bastante água. Lembre-se, pequenas mudanças fazem uma grande diferença.