Nutrição não é apenas o que comemos, mas o que digerimos e absorvemos. Será que estamos absorvendo bem lá no intestino aquilo que a gente come?
Nós somos comandados pelo sistema nervoso central, que é composto pelos sistemas simpático e parassimpático. O sistema parassimpático é responsável por fazer o organismo se acalmar e relaxar. Já o sistema nervoso simpático é o que aumenta a adrenalina e prepara o corpo para situações de perigo, de fuga e de luta.
Sob o comando do sistema simpático, a maior parte do fluxo sanguíneo é desviada para os órgãos importantes naquele momento de estresse, como músculos e cérebro. Outros órgãos, como o trato gastrointestinal, ficam sem fluxo, esperando passar a situação de alerta.
Qualquer situação estressora cotidiana, como uma discussão, o computador dando problema ou o trânsito parado, libera adrenalina, desvia o fluxo sanguíneo do sistema digestório e prejudica o processo de digestão.
É fundamental que, antes das refeições, a gente saia desse estado de estresse e ative o parassimpático, que relaxa e acalma, para que o processo de digestão seja completo e eficiente.
