Fernanda Viana, personal organizer que está aqui conosco esses dias, vai falar das estratégias e dos métodos que ela usa para deixar tudo mais prático na sua casa para o dia a dia. E o melhor: ela me falou que a casa o lugar da gente dificilmente vai voltar para desordem. Eu não consigo nem imaginar isso. Conta pra gente Fernanda, como é que funciona? O que aconselho a pessoa começar a organizar?
“Primeiro vamos tirar. Tira o que não usa mais, porque muitas vezes seu armário está muito cheio de peças, que não fazem mais sentido. Peças que podem ser doadas, vendidas ou consertadas. Depois a gente vai separar por categoria. Então calças, blusas, saia só nisso aí você já vai facilitar na sua vida de uma forma incrível.”
E o banheiro, quem tem mania de creme, que vai deixando aquele creme pela metade até o final, como é que faz para desapegar?
“Primeiro a gente vai separar por categorias: creme de rosto, de corpo, de cabelo. Só de você separar você já vai ver a quantidade que você tem. Então, muitas vezes você está comprando mais creme, e você não sabe se já tem três abertos.”
Às vezes você está guardando um creme que você acha ótimo e a validade já está vencida há muito tempo.
“Realmente, e eu olho tudo isso, a validade. Tem que deixar só o que realmente importa ali.”
Fernanda tem uma coisa que a gente estava conversando e eu li no material que você me mandou, falando sobre como você pode fazer um planejamento junto com o arquiteto, para que o armário, seja armário, seja closet, seja o que for que a pessoa tem, um nicho que ela tem ali, seja de fato de acordo com o que ela tem.
“Exatamente. Eu, antes de mais nada, vou fazer uma visita de avaliação e eu vejo o acervo, às vezes ela tem muito vestido ou muita bolsa.”
Eu interrompi a Fernanda aqui porque a gente vai continuar essa conversa amanhã e eu tenho certeza que você vai voltar.