Na gestão de marcas, temos o que se chama de co-branding, que é quando duas ou mais marcas se associam para o lançamento de um produto ou serviço em específico ou de uma campanha, o que não significa a fusão das empresas, mas a ação estratégica e em rede para alcançar objetivos comuns.
Isso é feito entre organizações que comunguem de valores semelhantes. No âmbito das organizações sociais, a rede é imprescindível, pois o trabalho social, por si só, demanda diversos recursos que vão além do financeiro. Estando juntos, nos fortalecemos.
O trabalho conjunto propicia um aprendizado imenso, pois não é uma opinião apenas que está sendo posta à mesa, mas várias outras, valorizando a diversidade de pensamentos e a democracia, que permite a participação de vários atores.
Além de tudo, trabalhar em rede possibilita o intercâmbio e o aprendizado de conhecimentos distintos. O fortalecimento de ideias e ações e amplificação de resultados. De tudo, se não der certo, ficam as lições. O resultado das redes bem construídas, pautadas por valores comuns e direcionamentos claros, é visível. E o ganho é real para quem se afilia e para aqueles que são assistidos.