A Cia. Luna Lunera apresentará o espetáculo “Aqueles Dois”, no dia 8 de fevereiro, no Grande Teatro Palácio da Artes, em BH. A apresentação ocorrerá dentro da programação da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança, e faz parte da 7ª edição do projeto Expedição Lunar.
A peça é inspirada no conto homônimo de Caio Fernando Abreu (1948-1996), que narra a relação entre Raul e Saul, funcionários de uma repartição burocrática e monótona. Lá, eles desenvolvem laços afetivos. A versão teatral da obra estreou em 2007 e passou por 25 estadados brasileiros, além de ter ganhado países como Argentina, Colômbia, Portugal, entre outros.
A apresentação do espetáculo será a abertura da 7ª Expedição Lunar, que ocorre desde 2006, com a proposta de fomentar a circulação de espetáculos por cidades mineiras, além de formar o público artisticamente.
Os ingressos para “Aqueles Dois” custam a partir de R$ 28 e estão disponíveis neste link, ou podem ser adquiridos na bilheteria do Palácio das Artes e no site Eventim. A peça está marcada para as 21h.
Expedição Lunar
Até julho de 2025, a Expedição Lunar terá passado pelas cidades mineiras de Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Barbacena e Juiz de Fora. Ao todo, a Cia. Luna Lunera apresentará quatro espetáculos: “Aqueles Dois”, “E ainda assim se levantar”, “Prazer” e “Urgente”.
Desde 2006, a iniciativa já passou por Araxá, Barbacena, Bocaiúva, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Guaxupé, Ipatinga, Mariana, Montes Claros, Ouro Branco, Ouro Preto, Uberaba, São João Del Rei, São Sebastião do Paraíso e Uberlândia.
Segundo o ator e co–diretor Cláudio Dias, o projeto busca “promover o acesso às artes cênicas, por meio dos espetáculos de repertório da Cia., além da formação artística e também de público, com a realização de oficinas e bate-papos em cidades de Minas Gerais”.
Sinopse de ‘Aqueles Dois’
Da rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”.
No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. No espetáculo, Cláudio Dias, Guilherme Théo, Marcelo Soul e Odilon Esteves dialogam com questões atuais como afeto, solidão, desilusões, preconceito e intolerância.
Em cena, os atores revezam-se nos papéis de Raul e Saul, narram trechos, sugerem os outros personagens da “repartição” e inserem suas próprias referências e leituras para o texto de Caio Fernando Abreu.
Espetáculo ‘Aqueles Dois’
Data: 8 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro
Ingressos on-line: https://www.vaaoteatromg.com.br/carrinho/belo-horizonte