Eu estava lendo algumas citações do filósofo Francis Bacon que falavam sobre a esperança e me deparei com uma em especial que me chamou a atenção. Ele disse que “a esperança é um bom almoço e um mau jantar”.
É uma belíssima palavra, mas significa o que mesmo? Ter fé, acreditar, esperar que as coisas se resolvam? Quando desejamos prosperar, por exemplo, nada mais estamos pedindo aos céus do que se coloquem a favor de nossas esperanças.
Parece que quem tem esperanças faz mais do que esperar. Pede a ela inspiração para caminhar, forças para lutar e energia para não desistir. E ela nos alenta e acompanha.
Há muitas parábolas filosóficas que reforçam que a esperança multiplica nossa capacidade de resistir e lutar contra as adversidades e não apenas de esperar que algo ou alguém as resolva por nós.
Se tomarmos um dia como miniatura de uma vida inteira, ter esperanças ao meio-dia é normal, saudável e até necessário. Mas ainda ter esperanças ao final do dia… olha, isso significa que não fizemos mais do que esperar, passamos da hora de transformá-las em atos.
E há tempo pra sonhar, e há tempo pra construir nossos sonhos.