Quando se fala em reposição hormonal na menopausa temos que ter muito cuidado porque, às vezes, uma dose baixa de hormônio nos faz bem e pensamos, “puxa, se com pouco estou bem, com muito vou ficar melhor”, e não é assim, não é quanto mais melhor.
A falta do estradiol pode causar os fogachos, ressecamento vaginal, ganho de peso e piora a memória, mas o excesso de estradiol causa dor de cabeça, retenção de líquidos, mudanças de humor e diminuição do desejo sexual.
A falta de progesterona pode causar alteração de humor, insônia, baixa libido, ondas de calor, mas o excesso de progesterona pode causar sonolência, dores articulares, inchaço e fadiga. A falta de testosterona pode causar desânimo, perda de massa muscular, baixa libido, secura vaginal e depressão.
Já o excesso de testosterona pode causar queda de cabelo, acne, alteração da voz, hipertrofia de clitóris, agressividade, aumento dos pelos corporais e dificuldade para dormir. Portanto, em se tratando de modulação hormonal, equilíbrio é tudo.