Ser gentil no trânsito, no trato com as pessoas, dizer por favor, obrigada, pedir licença, enxergar de verdade as pessoas, todas, todas as pessoas que, como você, fazem parte da cidade onde você mora, tudo isso é gentileza urbana.
É também gentileza ou a falta dela, a forma como as construtoras edificam. Pode ser em um bairro com população de baixa renda ou onde vivem pessoas com maior poder aquisitivo. Em qualquer uma dessas situações, pensar no bem-estar comum deveria ser uma regra.
Se tem um exemplo que vale a pena prestar atenção, é o empreendimento da EPO, Edifício Jardim, situado em um dos bairros mais nobres e tradicionais de Belo Horizonte, o Cidade Jardim. Poderia ser só mais um prédio luxuoso, mas ele vai bem além disso. No quesito gentileza com a cidade, ele é respeitoso com o entorno.
Um exemplo é o enorme jardim frontal com um paisagismo lindo que não é cercado, assim como as casas do Cidade Jardim, que no passado também não eram. Esse é um dos presentes não só para o bairro, como para a cidade.
O projeto arquitetônico assinado pelo Gustavo Penna, com inspiração em formas orgânicas, integra as casas vizinhas. Principalmente porque os 23 apartamentos de 510 m quadrados (um por andar) são como casas suspensas, com muito verde nas varandas. Uma gentileza para quem vê a construção e também para os moradores.
Ah, e por falar dos proprietários, Eles ainda tem vista panorâmica da Serra do Curral, um primoroso lazer, muita exclusividade e sofisticação nos detalhes. Edifício Jardim da EPO. Sim, é luxuoso e é também gentil com a cidade.