Um eclipse solar ameaça provocar um apagão na Terra ao longo de seis minutos?A teoria de que o planeta ficaria totalmente no escuro movimenta as redes sociais ao longo dos últimos dias. Como consequência, as buscas pelo fenômeno se intensificaram e tantas informações ao mesmo tempo podem dar um “bug” na cabeça.
Vamos, então, organizar as ideias e entender o que levou o fenômeno aos holofotes das redes sociais. Páginas do Instagram publicaram que a Terra poderia sofrer um apagão por seis minutos em 2 de agosto, o que por si só é capaz de gerar muita dúvida e questionamentos.
Entenda o fenômeno
Um eclipse solar acontece quando a Lua passa diretamente entre o Sol e a Terra. Quando a Lua bloqueia completamente o Sol, é chamado de eclipse solar total.
Quando a Lua bloqueia apenas parte do Sol, é chamado de eclipse parcial. Um eclipse anular é um tipo especial de eclipse do sol parcial que acontece quando a Lua bloqueia quase todo o Sol, deixando apenas um pequeno anel de luz ao redor da borda.
Às vezes, um eclipse do sol pode parecer anular em algumas regiões e total em outras, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra. Isso é conhecido como eclipse híbrido.
Eclipse em 2 de agosto… de 2027
Não, não estamos falando deste sábado, 2 de agosto de 2025. A teoria de que o eclipse, responsável pelo suposto apagão na Terra, seria este ano é derivada de uma informação real.
Segundo a Nasa, o que realmente existe é o Eclipse Solar Total de 2 de agosto de 2027, que será um dos mais longos do século, com até 6 minutos e 23 segundos de totalidade em algumas regiões da Terra, como na cidade de Luxor, no Egito, por exemplo.
O fenômeno poderá ser visto em países do Oriente Médio e do Norte da África. Ou seja, o fenômeno será visto a nível local e não global.
Saiba quando serão os próximos
Além do eclipse de 2 agosto de 2027, a Nasa divulga quais serão os próximos eclipses solares e lunares. Veja abaixo a lista e os locais onde poderão ser vistos.

E o mais eclipse solar mais longo da história?
Previsões da Nasa indicam que o eclipse solar mais longo da história deve ocorrer em 16 de julho de 2186. A expectativa é de que o fenômeno possa ser visto de países da região Norte da América do Sul, entre eles o Brasil.