O magnésio é conhecido como mineral do equilíbrio, essencial para o bom funcionamento do cérebro, dos músculos e dos ossos. Estamos vivendo meio que uma moda de suplementar magnésio, mas será que realmente você precisa suplementar? Em pessoas saudáveis a deficiência de magnésio não é comum.
O corpo é inteligente e tem mecanismos para economizar esse mineral. Mas atenção, idosos, pessoas com diabetes tipo 2, doenças intestinais, alcoolismo ou a população que usa os medicamentos diuréticos ou os famosos “prazóis”, tipo omeoprazol e pantoprazol por mais de um ano, tem maior risco de deficiência de magnésio.
Além de regular mais de 300 reações no corpo, o magnésio, junto com cálcio e com a vitamina D, influencia diretamente na densidade óssea. Estudos mostram que mulheres com osteoporose tendem a ter níveis mais baixos de magnésio no sangue. Suplementar pode ser útil sim, mas para quem realmente precisa.
Além disso, inclua sempre fontes alimentares de magnésio no seu dia-a-dia, como semente de abóbora, semente de chia, amêndoas torradas, espinafre, feijão e banana.