O emagrecimento com o uso das famosas canetas emagrecedoras tem transformado a vida de muitas pessoas com obesidade, mas a perda de peso rápida traz um risco que é a perda de massa muscular. O músculo é metabolicamente ativo e perdê-lo reduz o gasto calórico diário.
Além disso, a perda muscular acentuada compromete a qualidade de vida na terceira idade com perda de força e autonomia. Sem falar que quando você emagrece perdendo massa magra, você fica com aspecto mais envelhecido. Como minimizar a perda de massa muscular durante o tratamento de obesidade? A primeira coisa é fazer exercícios de força. Isso é fundamental.
Em relação à estratégia nutricional, a ideia é incluir proteínas em todas as refeições, mesmo em pequenas porções, como ovos, frango desfiado, peixe ou carne moída.
Pensar na suplementação com whey ou peptídeos de colágeno, se for necessário, priorizar os vegetais cozidos que são mais fáceis de digerir e incluir frutas como banana, melão e mamão. E uma estratégia bem tolerável é incluir mais líquidos nutritivos e proteicos, como shakes, caldos e sopas.