O que acontece com a mulher quando os níveis de estrogênio estão desequilibrados? E como reverter os efeitos dessa baixa?
A deficiência de estrogênio, que pode ocorrer nas mulheres a partir dos 45 anos em média, causa sintomas como ondas de calor, ressecamento vaginal, insônia, problemas de memória e concentração, perda de massa muscular e óssea, além de alterações cardiovasculares.
Os fitoestrógenos são compostos que exercem uma função similar ao estrogênio. Existem alguns alimentos que são ricos em fitoestrógenos e podem ajudar a minimizar os sintomas da deficiência do hormônio.
Incluir alimentos ricos em isoflavona, quercetina, resveratrol e lignina pode ser uma estratégia para mulheres a partir dos 45 anos. Esses alimentos são: a semente de linhaça e gergelim, o tofu, que é feito à base de soja, que é um poderoso fitoestrógeno, o húmus, feito do grão-de-bico, e incluir uma porção de mix de castanhas com pistache, amêndoa, castanha de caju e avelã é interessante para mulheres em deficiência de estrogênio.