13/07/23
Redação: João Henrique do Vale/ Rede 98
Imagem: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Equipes da Defesa Civil vão fazer, na manhã desta quinta-feira, um análise do galpão que foi destruído por um incêndio no Bairro Cachoeirinha, na Região Nordeste de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros ainda trabalha no rescaldo. As causas do fogo serão investigadas pela Polícia Civil.
Técnicos da Defesa Civil fizeram vistoria nos imóveis vizinhos ao galpão atingido por incêndio. Ao todo, 12 foram verificados e onze tiveram que ser isolados parcialmente por causa do risco da queda de parede da estrutura atingida pelas chamas.
Falta de AVCB
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A falta da documentação é comum em empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo dados da corporação, em 2022 foram realizadas 1.742 fiscalizações na região, das quais 409 (23,5%) encontraram locais regularizados. Dos locais irregulares, 1.111 receberam advertência escrita (63,7%), 193 (11%) foram multados e, em apenas 15 locais, houve necessidade de interdição (11 interdições parciais e 4 totais) por ausência de medidas.
Foram realizadas no mesmo período, 4.272 vistorias para licenciamento, sendo emitidos 2722 AVCB, o que representa uma taxa de aprovação de aproximadamente 64%.
O Corpo de Bombeiros afirma que cabe ao proprietário a responsabilidade de se regularizar junto a corporação.